A lage da minha casa pode ceder? Como proceder?

Moro em uma casa onde a lage da cozinha esta selada está casa que eu moro tem mais uma casa em cima que seria a cozinha do meu irmão e em cima dessa cozinha existe um quintal. Sera que essa lage da minha casa pode ceder e vir tudo abaixo como devo proceder. Minha casa não tem rachadura apenas essa barriga na

A lage da minha casa pode ceder? Como proceder?

Moro em uma casa onde a lage da cozinha esta selada está casa que eu moro tem mais uma casa em cima que seria a cozinha do meu irmão e em cima dessa cozinha existe um quintal. Sera que essa lage da minha casa pode ceder e vir tudo abaixo como devo proceder. Minha casa não tem rachadura apenas essa barriga na

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Paulo Roberto Silva Costa
Particular - há 5 anos

1o ponto escorar a laje que pode ser feita com pranchoes ( madeira 3 x 6 " ) e uma tabua de cutelo de 3 a 4 cm x 25 cm , sendo essas 3 pecas de madeira de lei

Sua laje e convencional ou pre moldada ?

Se for pre moldada essa madeira teta que ser colocada no sentido inverso das vigotas da laje pre moldada..se for convencional .na maior dimensao do embarrigamento da laje

De toda feita seria necessario a analise no local para tomar as medidas necessarias e evidentemente o ideal seria a analise de um engenheiro ou arquiteto com experiencia no assunto .Nao consulte " curiosos" que nao resolvera seu problema e com certeza podera agrava-lo

Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 5 anos

Tais, primeiro é acudir a laje para que não caia. A rachadura já está feita e você está preocupada com a situação,.Qualquer laje é passível de cair se estiver assim. Depende de como foi feita, e como está sendo usada. Procure um profissional apto para te responder e solucionar esse problema. O melhor agora, para resolver por imediato, até solucionar através da obra de reparação da laje, é a sustentação por meio de madeira para sustenta la ate fazer o reforço para não continuar esse problema mais, e parar de te preocupar. Isso tem que ser urgente, até você definir quem vai fazer o serviço de conserto .Pergunto: quantos anos tem essa laje? antes de ter esse quintal e cozinha tinha alguma rachadura, ou aconteceu depois deles serem construídos. O quintal é de área livre ou tem peso apoiado na laje?. Caso não existia construção em cima, ou o quintal tem peso como vaso de planta com terra,. móveis que sejam de ferro pesado, piscina, ou outros objetos, é possível ser esse problema, ou então na confecção da laje. Chame um engenheiro calculista ou uma firma de engenharia que trabalhe no ramo, o mais rápido possível. Tem empresas de engenharia que faz esse tipo de trabalho, e fazem essa segurança. Procure o responsável que fez sua casa, ou se não encontrar, a firma que vendeu a laje para voce.

Ela deve ter conhecimento do tipo da ferragem, do tamanho das medidas usadas e tipo de lajota, ou se foi laje maciça.

Se voce não tiver como resolver, procure um engenheiro ou firma, e passe pare quem responsável resolver para voce. para voce. Se sua casa foi construída tendo o engenheiro responsável por ela, essas informações podem estar na prefeitura da sua cidade, onde tem o projeto aprovado para construção e inclusive o responsável técnico da firma que fez a laje premoldada, ou o engenheiro calculista, se ela foi uma laje maciça, que é só de concreto e ferragem.

-*Essas informações são para adiantar o serviço do profissional quando for o analisar o serviço.

Responder
Leonardo
Sigma Grid Engenharia (Chapada, Rio Grande do Sul) Sigma Grid Engenharia - há 5 anos

Boa tarde Thais N. Torok , tudo bem?

Sou engenheiro estrutural e posso te ajudar nesta questão, basta entrar em contato com nossa empresa.

Muito provável que seja um caso de deformação excessiva em decorrência de excesso de cargas “permanentes” e/ou execução sem projeto estrutural. Para que possamos te auxiliar, devemos analisar o caso in loco e com isso mensurar o risco real que a estrutura apresenta.

Colocamo-nos à disposição para o que precisar.

Responder
Orbital Engenharia e Construções

Olá Thais, Sou Deivid Charles, Engenheiro Civil da Orbital Engenharia. Precisaria tirar algumas dúvidas com você em relação as patologias na sua laje, para propor a solução mais adequada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região