Até que altura posso aumentar o muro de divisa?

Moro em uma casa geminada em área de zoneamento ZER em São Paulo, tenho duas dúvidas:

1ª Até qual altura posso aumentar o muro de divisa , ele já tem 2,40m.

2º Posso apoiar um laje na minha metade deste mesmo muro, sem construir um recuo no meu lado do terreno e usando a viga comum central do mesmo, no caso se esta laje invadir uns 5cm da casa vizinha tem algum problema?

Até que altura posso aumentar o muro de divisa?

Moro em uma casa geminada em área de zoneamento ZER em São Paulo, tenho duas dúvidas:

1ª Até qual altura posso aumentar o muro de divisa , ele já tem 2,40m.

2º Posso apoiar um laje na minha metade deste mesmo muro, sem construir um recuo no meu lado do terreno e usando a viga comum central do mesmo, no caso se esta laje invadir uns 5cm da casa vizinha tem algum problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Warlisom Costa Silva
CS CONSTRUTEC (Santa Inês, Maranhão) CS CONSTRUTEC - há 7 anos

No termo de construir a laje é bom analisa as a estrutura do muro geralmente os muro não são projetado para esta finalidade,será necessário colunas e vigas, no mo momento da escavação dos pilares e corte no muro para colocar as colunas e bom fica atento pois estes movimentos podem gera fissuras e tincas na hora ou apos a execução.

Responder
Djalma Nunes
Eng Force (Barueri, São Paulo) Eng Force - há 7 anos

se o recuo da casa for menor que 1,50 m e a construção for regularização, o muro tem que ter altura minima de 1,80 m

Em consonância com orientação já traçada anteriormente pela Comissão permanente do Código de Obras - CPCO, a altura máxima dos muros de divisas laterais e de fundos dos lotes, mesmo no caso de servirem de apoio a pérgulas, não poderá ultrapassar o nível da laje do piso do 2º pavimento.

Responder
Total Empreiteira Construções e Reformas Sustentáveis

Ola

Bom dia

Primeiro você precisa ver que altura você quer, pois não ha limites, fazendo dentro das regras, o que manda hoje em dia é o dinheiro, já fiz muros de 16ML, e não tive nenhum tipo de problema em relação com qualquer tipo de vistoria, claro que estava em projeto, e te respondo isso, dessa forma, porque foi essa a resposta que tive quando fiz este serviço para um agente da defesa civil....

Responder
Gutemberg Lourenço de Souza lourenço

O melhor è fazer como já foi solicitado anteriormente ir até a prefeitura de sua cidade e ver os requisitos pra este tipo de serviço .

E depois vai do bom senso de cada um até que ponto vc gostaria de ter sua casa sombreada por um muro do seu vizinho?

Carlos Silva
Thccomercial (Cotia, São Paulo) Thccomercial - há 7 anos

Bom dia

1 - A altura até á qual vc poderá subir seu muro de divisória tem norma municipais ás quais vc deverá atender que estão diretamente ligadas ao ensombramento. Neste ponto aconselho consultar a area técnica da perfeitura do seu bairro.

2 - Quanto ao apoiar a lage sobre metade do muro de divisa... sim vc pode mas deverá ter o cuidado de ver se esse muro está devidamente preparado para suportar o peso dessa lage e da sobrecarga do que essa lager ira receber. Além disso esse tipo de trabalho não deverá ser feito sem o devido acompanhamento de engenheiro responsável.

3 - Qualquer invasão de área do vizinho é inrregular e portanto tem problema sim, vc não deve nem pode fazer, assim como vc não pode deixar que as aguas recolhidas nas lages e ou paredes da sua construção sejam de alguma forma lançadas na caso do vizinho

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região