Laje Casa

Ola boa tarde , eu fiz a lage de minha residência treliçada com lajota normal ( não para piso ) o como tem 4m² de largura por 8m² comprimento ( já concretado ) , e a lage deu uma leve selada , a necessidade de fazer uma viga no meio do como? Se tiver tem que fazer pilar no meio da viga ? Obrigado ( obs: não tem projeto pois é rancho )

Laje Casa

Ola boa tarde , eu fiz a lage de minha residência treliçada com lajota normal ( não para piso ) o como tem 4m² de largura por 8m² comprimento ( já concretado ) , e a lage deu uma leve selada , a necessidade de fazer uma viga no meio do como? Se tiver tem que fazer pilar no meio da viga ? Obrigado ( obs: não tem projeto pois é rancho )

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Marco Aurelio Oliveira
5M - Engenharia de Avaliações e Perícias, Projetos, Construções e Gestões de Obras (Belo Horizonte, Minas Gerais) 5M - Engenharia de Avaliações e Perícias, Projetos, Construções e Gestões de Obras - há 8 anos

Prezado Ronaldo

A obra é em Belo Horizonte ou vizinhança? Caso seja poderemos olhar e dar um parecer técnico a respeito.

Vários fatores podem influir:

- tamanho do vão;

- escoramento errado;

- falta de aplicação da cota de contra-flecha;

- espessura inadequada da capa de concreto;

- falha estrutural das vigotas;

- armadura insuficiente das vigotas;

- falta de armadura negativa;

- falta de cintamento das paredes;

- concreto fraco (pouco cimento);

- outros itens que dependem de inspeção local;

Caso tenha fotos, enviemos, talvez possamos ajudar.

Espero ter ajudado

Marco Aurélio Oliveira

Engº Perito e Avaliador

Especialista em Construção Civil

Mestrando em Materiais Cimentícios

Responder
Reginaldo Pereira da Silva

Bom dia para você fazer viga tem que ter colunas nas paredes laterais se tiver você pode fazer viga se não o peso da viga começa a dar rachaduras nas paredes, se não tiver você pode fazer as colunas corta nas duas parede laterais conta uns 25 cm fazendo sapata em baixo ai você pode fazer a viga qualquer duvida estamos a disposição para melhores esclarecimentos

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região