Laje deve ser feita com alvenaria ou da maneira comum?

Na construção com alvenaria estrutural a laje também é através da alvenaria estrutural ou deve ser feita da maneira comum?

Laje deve ser feita com alvenaria ou da maneira comum?

Na construção com alvenaria estrutural a laje também é através da alvenaria estrutural ou deve ser feita da maneira comum?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 3
Renato Hortmann
Particular - há 5 anos

A alvenaria estrutural se refere somente às paredes da obra. As lajes podem ser executadas em concreto (maciças) ou pré fabricadas com vigotas em concreto e elemento inerte em cerâmica ou isopor. Para vãos acima de 4 metros é aconselhável a utilização de vigotas treliçadas, podendo o elemento inerte também ser em isopor para reduzir custos e carga na estrutura. Em todos os casos de lajes pré moldadas, é necessário um campeamento em concreto após a montagem da laje.

Arnaldo
Particular - há 5 anos

O termo "alvenaria estrutural" refere-se apenas às paredes, pois neste caso, elas tem função estrutural, logo a laje deve ser feita de maneira independente, seja laje convencional (que utiliza formas de madeira e é constituída apenas de concreto e ferro) seja laje pre moldada, que utiliza vigotas pre moldadas e um apoio para o concreto (isopor, formas de plástico, lajotas de cerâmica e etc...

Particular - há 5 anos

R: A laje é comum, trelicada com isopor... nas construções metálicas tem mais opções como paineis etc...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

João Henrique
Particular - há 5 anos

A laje pode ser feita com bloco cerâmico (aquele de barro que parece tijolo), com EPS, maciça (com formas lisas), com formas "cubetas" e de várias outras maneiras. Não acredite no simplismo de "laje forro/laje piso". Quem apresenta esse tipo de solução não tem ideia de como funciona um sistema de lajes e quais são as vantagens e desvantagens de cada solução. Procure um engenheiro que realmente dimensione sua estrutura para que você tenha economia e segurança, sem dores de cabeça futuras.