Por que a laje está trincando?

Boa tarde.

Faz uns 8 dias que foi colocado concreto 30 numa área de 80m (fundo/área gourmet).

Ontem choveu em minha cidade e nem parecia que a laje já estava concretada, pois choveu sob a mesma alagando, praticamente, minha área do fundo.

Meu marido foi lá em cima da laje e viu que a laje está toda trincada...

Por quê ocorreu isso?

Estamos desesperados...

Alguém pode me dar uma orientação?

Por que a laje está trincando?

Boa tarde.

Faz uns 8 dias que foi colocado concreto 30 numa área de 80m (fundo/área gourmet).

Ontem choveu em minha cidade e nem parecia que a laje já estava concretada, pois choveu sob a mesma alagando, praticamente, minha área do fundo.

Meu marido foi lá em cima da laje e viu que a laje está toda trincada...

Por quê ocorreu isso?

Estamos desesperados...

Alguém pode me dar uma orientação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 3
Valdir Alves Perez
Valdir Alves Perez
Particular - há 3 anos

Suélen , boa tarde!

A priore não posso te responder com certeza ser analisar in-loco. Mas algumas vezes aparecem na superfície do laje , micro fissuras que é normal, causadas por retração. Para ser mais preciso na resposta precisaria de fotos dessas "trincas" e ou "rachaduras", ou uma visita in-loco.

Jussara Arruda Machado

Bom dia, toda laje tem que ter uma distribuição da ferragem negativa, outra coisa todo concreto tem sua cura melhorada com água a vontade, depois de concretar tem que jogar água várias vezes por dia no mínimo 3 dias e cada região tem mais sol e calor variável e isso pode ter diferentes retrações. O concreto também tem que ter uma distribuição correto de altura, nivelado para não acontecer diferenças. Tem executou tem responsabilidades sobre o serviço.

Responder
Herbet Meneses
Engº Meneses (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Engº Meneses - há 3 anos

Bom dia Suelen!

Seria crucial fazer uma análise in loco para chegar a uma definição técnica. Você fala em trinca mas podem ser fissuras ou rachaduras também. Cada uma dessas patologias tem uma abordagem diferente. Adianto que fissuras desde que não excedam valores da ordem de 0,2 mm a 0,4 mm não tem importância.

Seria necessário saber também se essas "trincas" são em direções aleatórias ou simétricas, reitero que cada comportamento patológico requer abordagem diferente.

Estamos à disposição para auxiliar nessa investigação!

Att.

Engº Meneses

Responder
Epaminondas  Batista dos Santos
Particular - há 3 anos

Olha em particular uma laje não se pode trincar e nem ter vazamentos agora vc tem.que saber com quem fez que material uso se fez um bom escoramento se colocou ferros vc usou concreto

Usinado ou feito a Mao vários fatores pode acontecer agora não existe falar que a laje se trinca podemos marcar e ver a melhor forma para vc resolver

André Luis Evangelista Da Silva
André Silva Serviços De Pintura E Construção Civil (Pirassununga, São Paulo) André Silva Serviços De Pintura E Construção Civil - há 3 anos

Sinceramente depois de canalizar a situação comentada tudo se inicia desde a preparação da montagem da lage uso do concreto adequado para o serviços tempo de cura para retirada do escoramento aplicação adequada em espessura relativa da área a ser feita e nivelamento superior apos obra para corrigir qualquer tipo de imperfeições e possíveis trincas e finalmente uma cobertura bem vedada. Para terminar o serviço OK

Responder
Ademir Lima
Eng Plus Engenharia E Consultoria (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eng Plus Engenharia E Consultoria - há 3 anos

Olá Suelen, o seu problema será resolvido com impermeabilização. Fazendo uma analise superficial do seu relato, vocês não fizeram a cura do concreto da laje e é "normal" que surjam fissuras e até trincas, pois a água do concreto evapora no período que o cimento está cristalizando, a falta de água diminui o volume do concreto muito rápido gerando as retrações que irá aparecer em forma de fissuras e trincas, alem de diminuir a resistência do concreto.

Fizeram a concretagem e não regularizam a laje, onde comenta sobre os empolamentos.

Recomendo que faca uma regularização com 1% de caimento em direção aos ralos e impermeabilize com manta asfáltica e se utilizar essa área fazer a proteção mecânica (argamassa de regularização). Se a área for laje de cobertura terá também a opção de utilizar manta asfáltica com acabamento em alumínio. Estou a disposição.

Responder
Ordival da Silva Delmondes
Atagrill Churrasqueiras Artesanais (Campinas, São Paulo) Atagrill Churrasqueiras Artesanais - há 3 anos

tem varios fatores a ser levados em conta, por ex.

ja foi retirado o escoramento desta laje?

se foi retirado, a laje cedeu, ou abaixou o centro dela?

se ja foi retirado o escoramento dela, e ela cedeu, e devido a isso apareceu trincaduras, ai sim é algo preocupante.

mas se não foi retirado ainda o escoramento, preste atenção no momento desta retirada, pois se ela não ceder, não tem problema algum, pois o concreto em si, não vai reter a agua de chuva, a unica coisa que vai impedir de dar infiltração, é uma boa impermeabilização, e mais seguro mesmo é um bom telhado.

Responder
Mauricio
Telhados Maju (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Telhados Maju - há 3 anos

Boa tarde, o melhor custo benefício pra resolver todo problema de vazamento, seria a colocação de 1 telhado, o que abrangeria a área total da laje, a colocação de uma telha em chapa galvanizada sanduíche, com a colocação de isopor de 30 mm de espessura, serviço executado com garantia de 2 anos nos serviços prestados, se precisar vou até o local sem compromisso pra fazer um orçamento detalhado, desde já lhe agradeço pela oportunidade.

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Após a concretagem, deve-se fazer a hidratação por 12 dias; caso não seja feito e tenha muito sol, cria essas trincas pela retração; Neste caso agora precisará aplicar a manta asfaltica;

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Construpev Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Bom dia Suelen pra dar esta resposta so vendo o estado da laje estr tipo de obra tem que ser bem feito para nao ocorrer este tipo de situação estou em São Paulo entre em contato pra agenda uma visita técnica no local pra lhe dar a melhor forma de eliminar este poblema ok grato José Carlos departamento de obras

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de telhados na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.