Porque a laje com isopor faz tanto barulho?

Moro em um predio onde as lajes sao com isopor.

A explicação para tanto barulho?

Porque a laje com isopor faz tanto barulho?

Moro em um predio onde as lajes sao com isopor.

A explicação para tanto barulho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

A M
Mxp Engenharia E Construções (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Mxp Engenharia E Construções - há 7 anos

Prezada Sra. Mari Monteiro, a técnica construtiva de utilização de base de isopor, na realidade a com correta nomenclatura sendo EPS, é bastante utilizada em construções de unidades habitacionais classificadas com unifamiliares ou construções habitacionais de baixo custo. É uma excelente alternativa da atualidade, já que se trata de uma distribuição estrutural de vigotas pré-moldadas e armadura distribuída conforme solicitada em projeto calculado por especialista anteriormente. Esta distribuição cria espaços para encaixe do EPS. Através de um sistema de escoramento previsto pelo profissional técnico habilitado pode ser realizada a concretagem da estrutura necessitado o espalhamento e adensamento do concreto que pode ser convencional ou usinado dependendo principalmente do custo e prazo para realização da obra. As principais vantagens da utilização desta alternativa é isolamento térmico com a manutenção da temperatura ambiente apesar das variações externas e a praticidade da distribuição dos itens que compõem o sistema de instalações. Além disso, isolamento acústico também é uma grande vantagem desta aplicação já que o material aplicado possui características físico químicas que promovem a barreira de propagação de ondas sonoras. Existem outras diversas que poderia aqui explanar, mas me aterei a sua dúvida. A sua questão me causa bastante estranheza, pois uma laje bem executada, com uma correta distribuição da armadura tendo sido respeitado o projeto estrutural concebido para considerar as cargas e efeitos de aplicação não acarretaria essa situação. O que a sua informação me faz concluir que pode ter ocorrido as seguintes situações:

- Projeto mal dimensionado, se existir;

- Distribuição errada de vigotas e placas de EPS ocorrendo espaçamentos que acabam sendo preenchidos por excesso de concreto que preenche esse vazios, mas que se rompem com o passar do tempo e dinâmica da estrutura.

- Ou ainda, o cobrimento da laje com uma espessura inadequada a funcionalidade desta laje e/ou armadura insuficiente que acarreta na propagação de energia e cria uma dinâmica na placas resultando na dissipação desta energia em efeitos sonoros principalmente pelo atrito placas estrutura e placa concreto.

Sugiro verificar se existem tricas e/ou fissuras em qualquer direção, e se existir que busque por profissional técnico habilitado, Engenheiro Civil registrado no CREA para realização de uma perícia no local e emissão de laudo conclusivo para definição de que risco e tipo de serviços inerentes ao caso. Fico à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

Grato,

André - Engenheiro Civil na MXP Engenharia e Construções