Como reparar laje com vazamento?

Usei areia vermelha(areia para aterro) na minha laje por engano, dai surgiram algumas rachaduras na laje, e deu vazamento, como consertar?? E posso ter algum problema por conta dessa areia??

Como reparar laje com vazamento?

Usei areia vermelha(areia para aterro) na minha laje por engano, dai surgiram algumas rachaduras na laje, e deu vazamento, como consertar?? E posso ter algum problema por conta dessa areia??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 7
Gian
Gian Picoli Engenheiro Civil (Erechim, Rio Grande do Sul) Gian Picoli Engenheiro Civil - há 6 anos

A areia de aterro é composta por muita matéria orgânica que acaba contaminando todo o concreto, prejudicando a reação,a durabilidade do concreto e corroendo a armadura.

Antes de qualquer intervenção você deve procurar o profissional responsável pela execução da sua obra e solicitar providencias a respeito pois esse fato é total negligência do responsável pela execução.

Caso não tenha profissional responsável, sugiro que procure um para fazer um laudo e analisar sua estrutural, verificar as flechas e todas as condições desta laje.

Não colocar concreto sobre está laje pois poderá aumentar a sobrecarga e piorar a situação.

A fissura é uma manifestação que a estrutura não está bem e deve ser analisada, não faça impermeabilização antes da visita de um profissional responsável pois você estará escondendo o problema e ele voltará com mais gravidade.

Mas a resposta breve é que você pode ter problemas sim, e é bem possível.

Responder
Jussimario
Particular - há 6 anos

cara eu ñ acredito que seja erro de estrutura, acho q isso tenha ocorrido por conta da areia mesmo, um dia após bater a laje, fui la molhar e tal, ai ja reparei que estava com fissuras, exatamente onde era a areia vermelha, e tem um vão bem maior no terraço e nem um sinal de trinca, pq foi onde foi colocado areia lavada. Muito obrigado pela sinceridade, agora tenho q correr atras e ver oq posso fazer. Agradecido!!!

Particular - há 6 anos

Faça inicialmente reparos nas fissuras com um material chamado bate pedra e poliéster para junta de dilatação (casa de tintas) e depois aplique uma manta asfáltica; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Jussimario
Particular - há 6 anos

cara acho q vou fazer isso pra ver no q da, pois so deu vazamento em 3 lugares. E minha laje em 120 metros, acho q as fissuras sao por causa da areia. vou tentar fazer isso, muito obrigado!!!

Rafael Silva Carvalho
Projetos De Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Projetos De Engenharia - há 6 anos

Primeiramente devemos entender em que proporção esta terra " vermelha" foi adicionada ao concreto. Se foi utilizado em substituição à areia, e com uma laje é um elemento estrutural, devemos ter muito cuidado com os resultados a médio e longo prazo. Sugiro contratar um laudo de um profissional legalmente habilitado e posteriormente definir qual ação tomar. Temos outras variáveis que implicam na estabilidade, como os apoios, vigas, pilares, ferragem, vãos e seções.

Responder
José Vargas
S.f.vargas (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul) S.f.vargas - há 6 anos

Como foi usada areia de aterro tem que ver o vão livre e se tem fissura ou rachadura primeiro tem que se ver enloco para se emitir uma opinião mais precisa poderá ser necessário colocar uma sobre lage com uma nova ferragem e fazer um suspensório da ferragem da lage existente.

Responder
Juliano Santos Do Carmo

primeiro teria que se certificar de toda a estrutura para ter certeza que não está trabalhando com o tempo,verificando o laudo e dando inicio a solução tapar as rachaduras com epoxi,impermeabilizar e fazer um contra piso ou ate mesmo uma ceramica.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Rachaduras num geral, por motivos de execução, é característica de pouca água na execução. Mas também poderá ser caso de estar cedendo ou deslocando - importante verificar.

Solução seria preencher as rachuras com solução a base de epóxi e depois aplicar uma nata muito fina de cimento hidratado. Caso a laje receba sol e chuva, será necessário aplicar, como sugestão, uma manta isolante.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado. E todo esse serviço pode ser elaborado por via digital.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte, consulte-nos.

Estamos aqui para ajudar:

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região