Em uma laje de 5 metros sem nervura transversal as vigotas podem cair ao tirar as escoras?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 6
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

O vão influencia bastante na forma de construção da laje, mas principalmente o que é mais levado em conta é o uso que será dado a esta laje, o peso previsto e etc, pois a partir destes dados, será elaborado o dimensionamento da laje para saber qual ferragem utilizar, a resistência do concreto, espessura da laje e etc.

As nervuras transversais no seu caso seriam úteis não somente para tudo que já foi falado, mas principalmente para evitar a chamada flecha (embarrigamento da laje), a qual pode ainda fazer com que surjam fissuras e possivelmente a redução de resistência da laje.

Entretanto, no seu caso, dependendo da ferragem que foi utilizada, da dosagem do concreto e do tempo de escoramento ao que a laje foi submetida, e o uso que será dado à mesma, é bem possível que sua laje fique com sua constituição íntegra.

Daí, é importante estar sempre observando o comportamento da mesma durante a construção da edificação e posteriormente durante o uso, no que diz respeito a qualquer tipo de patologia (defeitos aparentes, fissuras e etc).

Havendo a necessidade de quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
José Costa dos Santos

como foi falado na resposta anterior um vão só pode sem nervuras transversais até 4 metros mas no caso de 5 metro tem que ser feito um reforço na armadura das treliças i almentar o mpa do concreto e na hora da montagem fazer contra frexa e amadura supererior e si tiver mas um vão ao lado pode ser feito armaçao negativa para ajudar este vão só têm que tomar cudado com quem vai executar abraço

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Procure o construtor que executou essa laje. Contrate um engenheiro civil para ele avaliar o que foi feito. Também é possível se informar com o fabricante da laje se for uma empresa idônea. Sem isso não sei como atender sua dúvida mesmo com meus 30 anos de experiência.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Acima de 4,00 m é indicado o uso das nervuras; Tem que saber a ferragem que foi utilizada... mas tome cuidado

A disposição;

Eng° Everton
Everton Vieira Engenharia (Araruama, Rio de Janeiro) Everton Vieira Engenharia - há 6 anos

Bom, como foi muito bem abordado na resposta anterior, lajes com. Vigotas pré-moldadas acima de 4m, seria necessário o uso de vigota transversal, mas dependendo da armadura que foi adotada, não haverá problemas. Mas haverá uma probabilidade grande da laje de haver flecha na laje ( criar "barriga", vulgarmente falando) e criar fissuras. Frisando novamente, vai depender da armadura adotada, pois além das vigotas, há a necessidade de uma armadura estrutural para complementar na laje.

Sintome honrado em poder ajudar!

Abraços!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região