Como saber se a laje irá suportar o peso dos móveis e pessoas na parte de cima?

Ola!

Construi em cima da casa dos meus pais, a laje da casa debaixo é de forro, na laje da sala onde é a mesma tem uma dimensão maior (5x4m) o pedreiro colocou uma viga 5x12 por cima da laje centro apoiando suas pontas entre uma parede e outra, preencheu com isopor aos lados , e em cima do isopor colocou uma malha pop junto com outro contra-piso, e ele me disse que a viga irá apoiar o contra-piso e suportar o peso dos móveis e pessoas na parte de cima, isso é verdade? será que pode dar algum problema ?

Como proceder nesse caso serà que deveria fazer um reforço na laje na casa de baixo ? Se sim, como teria que ser esse reforço ?

Como saber se a laje irá suportar o peso dos móveis e pessoas na parte de cima?

Ola!

Construi em cima da casa dos meus pais, a laje da casa debaixo é de forro, na laje da sala onde é a mesma tem uma dimensão maior (5x4m) o pedreiro colocou uma viga 5x12 por cima da laje centro apoiando suas pontas entre uma parede e outra, preencheu com isopor aos lados , e em cima do isopor colocou uma malha pop junto com outro contra-piso, e ele me disse que a viga irá apoiar o contra-piso e suportar o peso dos móveis e pessoas na parte de cima, isso é verdade? será que pode dar algum problema ?

Como proceder nesse caso serà que deveria fazer um reforço na laje na casa de baixo ? Se sim, como teria que ser esse reforço ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 5
Orlando Martins Mauro
Orlando Mauro Projetos Estruturais (Mairiporã, São Paulo) Orlando Mauro Projetos Estruturais - há 7 anos

Infelizmente proprietários confiam mais em pedreiros do que em engenheiros.

Estamos na mesma situação de quem faz um bolo sem receita, e o tal "bolo" sai do forno com a consistência de um tijolo.

Então perguntam ao padeiro eficiente. :

"O que fazer ???"

Mas a resposta está em O QUE NÃO FAZER !!!!

Não FAZER um bolo SEM A RECEITA !

É o que responde o padeiro eficiente.

Porque na maioria das vezes o bolo que parece um tijolo, não poderá ser "consertado" !

Engenharia é cálculo e prevenção de danos futuros.

Os que desejarem correr o risco, continuem contratando pedreiros para dimensionar suas obras !

Ou, descubram a importância da engenharia!!!

Responder
J Roberto Nunes Assis

Eu faço a seguinte sugestão :

CONSTRUIR UMA ESTRUTURA ALHEIA A EXISTENTE, e NÃO CONTRATAR UM PEDREIRO PARA REALIZAR OS cálculos, assim haverá a certeza da residência mecânica da nova estrutura.

Responder
Marcelo Omar de Paula
Marcelo Omar Gerenciamento De Obras (São José do Rio Preto, São Paulo) Marcelo Omar Gerenciamento De Obras - há 7 anos

Perfeita a resposta do Orlando, infelizmente é isso que acontece, as pessoas confiam mais em pedreiros do que em engenheiros, não desmerecendo os pedreiros, mas essa é uma situação que precisa de um engenheiro estrutural, para não correr riscos.

Responder
Paulo Schiavon Carneiro

Lajes transmitem as cargas para vigas, estas para os pilares e os pilares para a fundação. A parte menos sensível de toda a estrutura é justamente a laje. Você tem que examinar o restante da estrutura sobre a qual não deu detalhes da forma com que foi executada. Nenhuma pessoa responsável deveria lhe dar uma resposta sem examinar o restante da estrutura. Infelizmente você só poderá ter uma resposta segura contratando um calculista. Pode parecer caro, mas é infinitamente mais barato que um eventual insucesso.

Responder
Hermes Oliveira de Souza

Se a laje do andar inferior foi executado por profissionais habilitados, não haver trincas, fissuras ou grandes flechas (embarrigamento). Acredito (sem ver pessoalmente) que o pedreiro fez algo interessante, logo que o vão da laje é grande e ele minimizou a carga que seria transmitida diretamente. Geralmente a viga é colocada por baixo da laje e fica horrível, trabalhoso e necessita forro. Alem disso, ele fez o preenchimento da laje com material leve e ainda fez o contrapiso armado. Repito novamente, não sei a situação da laje de baixo, mas na minha opinião o pedreiro foi cuidadoso, logo que alguns por ai, executariam o serviço sem reforço algum.

Responder
Luis Felipe Paes Facioli
Lu.va Arquitetura E Construção (Belo Horizonte, Minas Gerais) Lu.va Arquitetura E Construção - há 7 anos

Bom dia sr. Rodrigo!

Somente com uma visita técnica no local para chegar a uma conclusão confiável pois nenhum profissional em pleno juízo irá dar um parecer pela internet.

Contratando um arquiteto ou engenheiro, você estará evitando gastos desnecessários para refazer o que não ficou bom e ainda por cima minimizará problemas estruturais que podem colocar em risco a sua integridade e da sua família.

Arquiteto Luís Felipe

Responder
José Boaventura Moreira
RCN Serviços em Construções Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) RCN Serviços em Construções Ltda - há 7 anos

Caro amigo, fica dificil responder a construção ja executada. terei que visitar onde a mesma esta construida... mas respondendo como faz para saber se uma laje suporta em cima deixo uma resposta: o que esta previsto na NBR 6120 em obras residenciais e valor de 150kg/m2 e uma carga externa chamada carga acidental a mesma inclui moveis, pessoas e eletrodomesticos, para voce saber se uma laje suportara nela... voce teria que dividir o peso de todos os moveis e pessoas do ambiente pela metragem da laje executada.