Posso construir uma parede em cima da laje?

Meu nome é Clevis. Construí uma casa e a sala principal tem um vão livre de 4m, minha dúvida é se posso construir uma parede em cima da laje ou não. Ou o certo e construir parede sobre parede

Posso construir uma parede em cima da laje?

Meu nome é Clevis. Construí uma casa e a sala principal tem um vão livre de 4m, minha dúvida é se posso construir uma parede em cima da laje ou não. Ou o certo e construir parede sobre parede

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 3
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer parede sobre parede, ou fazer um reforço para tal sustentação; Estamos a disposição se decidir fazer metálica, que é mais rapida, limpa, barata e com garantias;

A disposição;

Gabriel Victor Santos
G.v.s Engenharia Ltda (Jaraguá do Sul, Santa Catarina) G.v.s Engenharia Ltda - há 1 año

Olá Clevis, você poderá construir desde que faça um reforço estrutural nesta laje, uma vez que a mesma não foi concebida para receber este tipo de carregamento. Contrate um engenheiro civil e ele estará avaliando a melhor forma de se executar essa alteração na sua residência.

Responder
Excelence Engenharia Ltda

Qualquer pessoa técnica vai lhe perguntar sobre projeto estrutural da laje existente, afim de entender o que foi calculado para a laje em questão, verificando o quão essa laje suporta por metro² e após lhe dizer com certeza se é possível ou não.

Na grande maioria dos casos não têm o projeto estrutural, onde na hora de construir resolvem economizar no profissional para dimensionar as cargas.

O ideal é a consulta com um profissional da área mesmo que parta para execução parede sobre parede, onde se acarretará acréscimo de carga encima de vigas e consequentemente nas colunas, a grande xarada para se iniciar um pensamento "seguro" sobre é o que foi pensado lá atras antes de iniciar a laje ?

Foi planejado para se ter outra edificação encima ? Voce conhece quem a executou afim de colher informações sobre a estrutura ?

Coisas fora desse raciocínio estará jogando com a sorte.

Responder
Odone Borchert Pischke
Odone Borchert Engenharia (Alvorada, Rio Grande do Sul) Odone Borchert Engenharia - há 6 anos

Pode construir desde que a laje tenha condições de suportá-la, por isso é necessário a visita de um técnico para melhor avaliar as condições. Também existe a possibilidade de você construir uma parede de gesso acartonado que possui uma carga bem menor ou fazer um reforço na laje com perfis metálico para suportar uma alvenaria.

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Pode construir sem problema desde que a laje tenha sido executada com capacidade para tal. Voce não pode é colocar uma alvenaria de peso elevado sobre uma laje dimensionada e executada como laje de forro por exemplo. Sendo uma laje de interior executada para suportar uma sobrecarga de norma da ordem de 150kg/m2 ela será capaz de suportar uma alvenaria convencional que costuma ter em torno de 350kg/m(linear). sendo assim de forma distribuida essa alvenaria não trará nenhum problema se o vão for de 2,5m a 3,0m de comprimento. Esse tipo de acréscimo é facilmente absorvido pelas lajes.

Responder
Mauro Cesar da Silva

Pode ser feita se observada algumas normas de construção civil

todo peso excedente em cima de qualquer estrutura deve ser apoiado em cima de vigas de apoio

(concreto ou ate metálica evitando danos à laje)

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região