Como proceder na construção da laje?

Bom dia.

Desde já agradeço.

Obs: a casa só terá o 1º andar.

Gostaria de saber se é possível,

colocar forro de madeira no lugar da

lajota de cerâmica ou isopor sem viga, obs: (na qual segura a o isopor).

Tipo as escoras segurando a folha de madeira no lugar do isopor ou lajota de cerâmica?

para receber o concreto da laje.

Eu já vi casa que não tem lajota ou isopor é só concreto puro e os ferros.

obs:. (Logicamente com as colunas e vigas de concreto).

Como proceder na construção da laje?

Bom dia.

Desde já agradeço.

Obs: a casa só terá o 1º andar.

Gostaria de saber se é possível,

colocar forro de madeira no lugar da

lajota de cerâmica ou isopor sem viga, obs: (na qual segura a o isopor).

Tipo as escoras segurando a folha de madeira no lugar do isopor ou lajota de cerâmica?

para receber o concreto da laje.

Eu já vi casa que não tem lajota ou isopor é só concreto puro e os ferros.

obs:. (Logicamente com as colunas e vigas de concreto).

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Marcos Lemos Porto Alves

Bom dia.O que deseja não é possível, já que pretende deixar o madeiramento exposto. Recomento o que meus colegas acima mencionam utilizar laje pré moldada e uso de isopor. Fazer o cobrimento do forro em lambril (madeira). Caso deseje utilizar madeira como vigas transversais e vigas de concreto para apoio, considerar uma cobertura provisória.

Responder
Fabio Masakazu
Vertical Empreiteira (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vertical Empreiteira - há 6 anos

Boa tarde , estamos falando de laje pré fabricadas que pode ser utilizado lajotas cerâmica ou isopor . O isopor deixa a laje com menos carga de peso .

E temos a laje de concreto maciço , que vc pode o assoalhamento com Madeirite com os ripamento para dar um detalhe de uma laje ripado , mas o custo é bem maior devido ser um concreto armado .

Responder
Wesley
Wesley Rocha Engenharia (Presidente Prudente, São Paulo) Wesley Rocha Engenharia - há 6 anos

ola Julio, a lajota ou o isopor tem a função de preencher vazios da laje pre-moldada, tradicionalmente se usa a de cerâmica, o isopor alem de você reduzir peso da laje, ela ajuda na climatização, deixando a casa mais fresca, a laje que vai somente concreto e aço é a laje maciça, ela é recomendada para quando a laje tenha que suportar uma grande carga em cima dela, e o custo é bem maior que as pre-moldadas, sobre a madeira para preencher o lugar do bloco cerâmico ou isopor não acho uma boa ideia, pois como já foi dito acima ela alem de absorver a água da cura do concreto prejudicando a sua qualidade, com o tempo vai apodrecer podendo ocasionar algum acidente, qualquer duvida estou a disposição

Responder
Valmir Pereira Lucena
Vapelu Empreiteira (Trindade, Goiás) Vapelu Empreiteira - há 6 anos

Olha deu para perceber que você tem a madeira e votaria de usá lá, da para usar sim coloca se o isopor sobrea Madeira e sub divide os espaços entre um e outro do ponto de apoio que seria a viga no caso entre eles coloca a ferragem de acordo a com carga e sobre carga depois concreta, isso depois de todas instalações no lugar claro

Responder
João da Cruz Oliveira

Bom dia Sr.Julio Severino.

Pelo que entendi, o sr.quer fazer uma laje h8 ou h12, tendo em vista ,o sr,não quer utilizar lajotas e nem as vigas de de concreto que apoiam as lajotas,duas coisas o sr.deve levar em conta. Na construção em termos de resistência classificamos. Como ( mpa) o m pa, é a resistência do concreto aplicado, se o sr. Deixar madeira no meio do concreto o (mpa)ou resistência pôr cm quadrado, foi adulterado, futuramente o sr. Terá problemas.

Mas se não quiser usar laje pré.

Tem outra opção,porém gastará mais, é a laje maciço. Fará as formas de madeira e em cima distribua as ferragem porém nesse tipo de lage se usa muitos ferros, e não é igual na pré que alguns lançam só a malha.

Muitas Lajes hoje em dia trinca por falta de experiência técnica,de quem a executou,ou ele ou alguém precisa molhar a laje no mínimo 3 dias, se for lugar muito quente as primeiras 24 horas terá de ser de uma em uma hora, no local não muito quente três em três horas,

Ou colocar uma manta térmica para que a água em cima da laje não seca.lembrando que a água lançada em cima da laje apos concretagem não desce para o meio do concreto,tendo em vista se não proteger a laje ou jogando água de tempo em tempo toda água no meio do concreto vai ser consumido,aí que começa os problemas das tricas.

Falo tendo presente a mais de 15 anos em obras já vi de tudo...

Espero ter ajudado.

João Cruz.

Responder
Alexandre Souza
N.ambientes (Registro, São Paulo) N.ambientes - há 6 anos

Perfeito João Cruz, disse tudo.

Se vc quer inventar madeira com concreto tenha a certeza que terá de montar as duas coisas já previamente construída em separado, aí te dará mais certeza que o serviço vai durar. Tente fazer sem concreto só de madeira. Em Registro tem a madeireira Calistro, lá tem madeira própria pra vc fazer tudo que vc quer, agora se vc quer insistir na sua idéia, tente colocar o forro depois que o concreto ficar pronto, tem plásticos igual a madeira, tem madeira e tem gesso, pense bem e manda a ver.

Domingos Giovanni de Mello Pantalena

Oi pelo que entendi você quer encher a laje e deixa- la já revestida ,vai estragar a madeira ,pode fazer a laje maciça com forma de compeçado, mais sai mais caro ,melhor uma laje pré e depois revesti-la ,mesmo porque a madeira por si só não vai aderir ao concreto depois de secar vai soltar .

Responder
Particular - há 6 anos

R: O isopor tem a função de reduzir o peso da laje e criar as vigas de resistencia nas vigotas;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região