Por que a laje esta estalando?

Tenho uma casa.com mais de.9 anos de idade. Em cima da.laje era um sótão. Tiramos o telhado e fizemos um solarium, acrescentando piso por cima da laje, e nas laterais apenas erguemos as paredes que sustentavam o telhado com colunas também. Porém, depois da obra começamos ouvir estalos seguidos de barulho como se estivesse caindo areia no chão. Isso acontece.dirante.o.dia e.durante.a.noite.tambem. Tem dias que o estalo a noite é mais intenso, como se.tivesse.derrubando algo no chão.

Por que a laje esta estalando?

Tenho uma casa.com mais de.9 anos de idade. Em cima da.laje era um sótão. Tiramos o telhado e fizemos um solarium, acrescentando piso por cima da laje, e nas laterais apenas erguemos as paredes que sustentavam o telhado com colunas também. Porém, depois da obra começamos ouvir estalos seguidos de barulho como se estivesse caindo areia no chão. Isso acontece.dirante.o.dia e.durante.a.noite.tambem. Tem dias que o estalo a noite é mais intenso, como se.tivesse.derrubando algo no chão.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

Prezada Marcela , só existe uma resposta correta para as suas justas preocupações , a contratação de um PERITO DE ENGENHARIA LEGAL , que irá VISTORIAR e elaborar um LAUDO que indicaram as ANOMALIAS , CAUSAS E PROVIDÊNCIAS , necessária a restabelecer a estabilidade estrutural de seu imóvel .

Alerto a você que diferente de outras estruturas, a estrutura de CONCRETO ARMADO como é a da sua casa , é a unica estrutura que AVISA antes da tragédia , seja por sinais SONORO , como estalos e outros ruídos ou de forma FÍSICA , como fissuras , trincas e rachaduras . Por fim aconselho a você a procurar um perito de engenharia , com a maior previdade possivel.

Atenciosamente

DIMAIK CONSTRUÇÕES LTDA

PERITO DE ENGENHARIA LEGAL

Manoel Luis Guimarães

Responder
Joel Araujo
Particular - há 5 anos

Bom dia Marcela , é difícil uma resposta sem uma perícia técnica, mas se o problema está ocorrendo após a obra do solarium, deve se observar a qualidade da cerâmica usada no piso, a mesma pode está sofrendo efeitos de dilatação devido mudanças climáticas ocasionando ruídos, estalos etc. Essas são apenas suposições, meu conselho é, contrate um especialista para lhe fornecer um laudo técnico com precisão. Bom dia e boa sorte.

Julio Cesar de S  Picozzi Picozzi
Picozzi -Desenhos Projetos E Maquetes (Maricá, Rio de Janeiro) Picozzi -Desenhos Projetos E Maquetes - há 5 anos

Bom Dia...Marcela a resposta é Simples...como voce mencionou, você tirou o sotão, que naverdade não é um Sotão e sim apenas a laje teto de sua casa, onde havia o telhado cobrindo a casa, e você decidiu, transformar um um solarium, onde este tipo de contrução exige-se uma estrutura adequada, para comportar pessoas ou alguns móveis, e você não verificou com algum arquiteto ou engenheiro, para lhe passar este tipo de conhecimento, mas tenho certeza que buscou Mestre de Obra ou Contrutor pra tal finalidade, o que há um equívoco, pois os mesmos so tem conhecimento empírico de qualquer situação e não conhecimento Técnico para lhe garantir as providencias devidas.

Sua laje esta Trincando ou fazendo barulho, pois as Cragas contruídas sobre ela, não são comportadas devido a finalidade inicial de contrução que foi somente de acomodar um telhado.

Toda a laje de uma Casa, deve-se ser dimensionada para futuras transformações e não ser construídas com uma finalidade pequena e depois carrega-las sem a devida estrutura para tais modificações....

Procure um Arquiteto de Campo.. ou um Engenheiro com Conhecimento de Causa... e garanta uma vida Tranquila.

Bruno Sousa
Pintura Em Geral Em Alturas (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Pintura Em Geral Em Alturas - há 5 anos

Marcela bom dia tenque ver ser sua laje tá com rachaduras como é o seu terreno que as vez pode tar cedendo tenque ver ser tem rachadura na casa.

Responder
Edimilson Souza Da Cruz Souza

Marcela bom dia sua laje está rachado porque não molharo em hora em hora ou devido au processo de produção do concreto vc vai ter que fazer um tratamento com manta asfáltica liquida para não ficar casando água

Responder
JEFFERSON Borges

Por mias que a pergunta tenha alguns detalhes, ainda não daria uma opinião completa.

Recomendo a buscar o mais rápido possível um profissional com recomendações boas; pq sendo alguma coisa séria, escutará um serviço seguro ou uma orientação adequada para tua necessidade.

Espero te ajudo, boa OBRA.

E se for o caso, dá uma curtida aí...

Responder
Marcelo
MD Carvalho Nogueira (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro) MD Carvalho Nogueira - há 5 anos

Boa noite Marcela,vários fatores podem causar rachaduras fisuras trincas em uma lage,na maioria das vezes isso ocorre em lages que são construidas com concreto de qualidade ruim,expessura não adequadra,lage mal nivelada que acaba emposando água dai ocorre infiltração caso não tenha uma construção em sima da mesma,em fim extrutura realizada fora da norma recomendada, que acaba comprometendo toda área construida,vários fatores o ideal e uma visita ao local!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região