Laje estalando apresenta algum perigo?

A dois meses bati laje de isopor tem alguns dias q ela começou a dar estalos tanto a noite como de dia tem algum perigo? Obrigado

Laje estalando apresenta algum perigo?

A dois meses bati laje de isopor tem alguns dias q ela começou a dar estalos tanto a noite como de dia tem algum perigo? Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 2
Edirlei Bertholdo
Projects's Center (Lago Sul, Distrito Federal) Projects's Center - há 6 anos

Micheline Tabata, boa tarde!

Antes de mais nada responda estas perguntas: a) Você "bateu a Laje" sob a supervisão de um engenheiro? b) Você dispunha de um projeto estrutural para realizar a concretagem da laje, isto é, para "bater a Laje"?

"BATER A LAJE" - este termo é utilizado em algumas regiões brasileira para designar a operação de fabricação da massa do concreto a ser lançada nas formas de vigas, pilares e lajes; "bater a laje, ou bater a viga, ou bater o pilar" advém da redução da expressão muito empregada antigamente, antes do advento das usinas dosadoras de concreto, em uma época que se utilizava betoneira, ou até mesmo enxada, para misturar a massa de concreto: "bater a massa de concreto para ser lançada nas formas".

Se as respostas àquelas perguntas forem dois "não", então: 1) Suspenda a realização da obra; 2) Isole a área sob a laje; 3) Escorre, com urgência, a laje, empregando, se possível, as mesmas escoras utilizadas para "bater a laje"; 4) Remova quaisquer cargas que esteja sobrecarregando a laje; 4) Contate um engenheiro para vistoriar a laje e emitir laudo que garanta que a estrutura possa sustentar as cargas de serviço da laje (cargas de peso próprio, de revestimento e das cargas de ocupação [moveis e pessoas]). Ele é o único profissional capacitado a realizar esta vistoria. E a presença dele no local, para vistoriar, é imprescindível. Não é possível realizar vistoria, como esta, por foto ou por meio de descrição da situação presente no local.

Responder
Particular - há 6 anos

Pode ser apenas a acomodação ou ter algum problema na armadura; Isso somente uma visita in loco para lhe dar um parecer conclusivo; A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

MANOEL ABREU VIANNA
Contrutora Sete Artes Ltda (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Contrutora Sete Artes Ltda - há 6 anos

LAJE NÃO PODE FICAR ESTALANDO, AS INFORMAÇÕES DADAS SOBRE A LAJE É MUITO RESTRITA. QUAL A METRAGEM QUADRADA. QUAIS AS MEDIDAS DA LARGURA E COMPRIMENTO. FOI FEITO A COLOCAÇÃO DE UMA FERRAGEM NAS DIREÇÕES ACIMA. O TRAÇODE CONCRETO FOI TRES POR UM. COMO ESTÁ A ESTRUTURA ONDE A MESMA FOI COLOCADA(CONCRETADA). NENHUMA ESTRUTURA DE CONCRETO PODE ESTALAR, POIS A MESMA NÃO ESTA SUPORTANDO A CARGA. É ATUANTE. SAIR DESTE LOCAL E MAIS CERTO.

Responder
Eduardo
Particular - há 6 anos

BOA NOITE! JÀ RESOLVI ALGO ASSIM , EXISTEM QUATRO O CINCO PROBLEMAS QUE LEVAM A ISSO O ESCORAMENTO SE TORNA INEVITÁVEL , UMA DAS SOLUÇÕES SE DA NA COLOCAÇÃO DE UMA VIGA INVERTIDA DIMENCIONANDO SUA ARIA DE FERRO EX: BITOLA E ESPAÇO E TAMANHO . OU COM UMA VIGA DE AÇO DE MANEIRA QUE FIQUE APOIANDO AS LONGARINAS OU VIGOTAS DA LAJE.

Fabio de Almeida de Oliveira
Fabio De Almeida De Oliveira (Pinhais, Paraná) Fabio De Almeida De Oliveira - há 6 anos

Estalos são um dos "sinais" que a estrutura dá quando está com problemas. Existem outros sinais que podem ser verificados, como abertura de trincas e fissuras, por exemplo. Como você está com dúvidas recomendo uma consulta a um profissional para que este possa fazer uma análise visual.

É preciso combater a cultura de que engenheiros são inacessíveis à população em geral. Contate um e peça ajuda. Como você mesma deve ter percebido, às vezes o barato sai caro.

Boa sorte e cuidado.

Responder
Vilela Jesus
Ingenhar Manutenção e Serviços (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Ingenhar Manutenção e Serviços - há 6 anos

Bom dia ! Essa laje está dando avisos claros de que há problemas acontecendo com seu imóvel , agora você tem de tomar às medidas cabíveis de segurança para você e sua família . Chame um profissional habilitado para te auxiliar de preferência sai de baixo desse teto vá para um lugar seguro só volte quando tudo estiver resolvido , salve sua vida ela é muito preciosa pra Deus.

Responder
J Manuel Barreras
Base Barreras Arquitetura E Serviços Estrutura (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Base Barreras Arquitetura E Serviços Estrutura - há 6 anos

Bate? nao é muito claro o termo, mas se está fazendo barulho, está acontecendo alguma coisa que muito provável nao seja boa.

Pode explicar melhor o termo "bate"? Pode colocar alguma fotografia? Sabe quem fez o projeto de estrutura? Sabe quem construiu? Tem fissuras ou rachaduras? Como sao?

Mas, ante a dúvida, melhor sair do local e solicitar uma vistoria a especialista.

Responder
J Manuel Barreras
Base Barreras Arquitetura E Serviços Estrutura (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Base Barreras Arquitetura E Serviços Estrutura - há 6 anos

Bate? nao é muito claro o termo, mas se está fazendo barulho, está acontecendo alguma coisa que muito provábel nao seja boa.

Pode explicar melhor o termo "bate"? Pode colocar alguma fotografia? Sabe quem fez o projeto de estrutura? Sabe quem construiu? Tem fissuras ou rachaduras? Como sao?

Mas, ante a dúvida, melhor sair do local e solicitar uma vistoria a especialista.

Responder
RAFAEL CABRAL
Reformac Engenharia E Construções Ltda (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Reformac Engenharia E Construções Ltda - há 6 anos

Aconselho que saia do local imediatamente, e chame um engenheiro para realizar uma vistoria no local..

É muito importando realizar uma análise visual, afim de se verificar a existência de trincas/fissuras na laje, entretanto, pela mesma já estar apresentado sinais, ou seja, já está sinalizando através de ruídos é muito interessando que seja realizado de forma imediata um escoramento da laje, afim de prevenir quaisquer riscos eminentes...

Responder
TALL ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Só pelas informações aqui é difícil dar uma resposta precisa. No entanto, mande imediatamente fazer um escoramento desta laje e se houver carga em sua face superior retire imediatamente. Contate uma empresa de engenharia estrutural para analisar seu problema e lhe fornecer as soluções necessárias para este caso.

Anexo uma imagem de escoramento para lhe dar uma idéia.