Laje estalando

Minha laje foi feita faz 6 anos no entanto só agora foi feita a cobertura com telhas, desde então tenho percebido estalos com se estivesse trincando em toda a laje, as paredes não apresentam rachaduras porém a laje em si tem uma fissura de ponta a ponta bem no seu meio, alguém pode me dizer o que pode ser?

Laje estalando

Minha laje foi feita faz 6 anos no entanto só agora foi feita a cobertura com telhas, desde então tenho percebido estalos com se estivesse trincando em toda a laje, as paredes não apresentam rachaduras porém a laje em si tem uma fissura de ponta a ponta bem no seu meio, alguém pode me dizer o que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: Provavelmente será necessario um reforço estrutural;

A disposição;

Searom Engenharia e Construção

Boa Noite.

Situações assim só podem ser resolvidas após uma visita e na dúvida de problemas estruturais, é aconselhado solicitar uma visita de um Engenheiro Estrutural, mas de inicio é possível verificar algumas coisas:

- Estrutura do Telhado: Ela é apoiada sobre a laje? Normalmente se faz apoiados na alvenaria, junto das vigas) Se existir peso sobre a laje, ela pode não suportar o telhado.

- Acompanhe as rachaduras para verificar se não estão aumentando. Pode-se aplicar uma pasta de gesso com ajuda de uma espátula e verificar se dentro de uma semana. Se esta abrir, o problema estrutural tem mais chance de existir.

Não demore em avalir esta situação pois pode ser grave.

Muito cuidado e boa sorte.

Responder
Ricardo Barreto

A primeira coisa a ser feita é escorar a laje o qto antes, pois esses estalos são característicos que a laje está pedindo ajuda, a sobrecarga do telhado foi demais. Importante salientar que outras peças da estrutura podem estar sendo solicitadas no limite da carga dimensionada mesmo sem apresentar sinais aparentes, pois as cargas são transferidas da laje, vigas, pilares e fundações. Sugiro acionar um engenheiro afim de avaliação da estrutura e elaboração de laudo técnico com urgência para inicio de um possível reforço estrutural..

Responder
Clediton Leite Silva
Brasifer Serralheria E Construção. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Brasifer Serralheria E Construção. - há 5 anos

A laje não está suportando o telhado. Se tiver parede de apoio do telhado no meio da laje, e melhor tirar o telhado.

A telha que deve usar e metálicas que vai de parede em parede e no meio escoras de madeiras. Exemplos , largura da casa e o tamhanho da telha.

Esse telhado e mais leve e a durabilidade e enorme pois não enferuja e não quebra. Se tiver duvida estou a disposição desejo boa sorte.

Responder
4MF SAFETY SOLUÇÕES

Olha normalmente esses estalos que vc tá comentando é a força do vento agindo sobre o telhado.

Verifica se existe rachaduras na laje ou nas paredes.

Mas normalmente é apenas o vento sobre o telhado.

É comum telhados de telhas convencional fazer esse tipo de barulho.

Mas verifique com um especialista.

Responder
Jorge Paulo Cleim
Líder Materiais Elétricos (Carapicuíba, São Paulo) Líder Materiais Elétricos - há 5 anos

Sua laje não está suportando o peso do telhado, aconselho a reforçar a laje o mais rápido possível antes que a fissura aumente.

Responder
Andre
Isotecnica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Isotecnica - há 5 anos

- De longe é difícil opinar. Via de regra o peso do telhado se apoia nas paredes e não na laje.. Dificilmente o peso do telhado vai influenciar. Talvez já estalasse e não era percebido. O ideal é ver. Pode ser acomodação da madeira, secagem... balanço......por aí.....mas, bom é ber.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região