Devo me preocupar?

Laje H8 com EPS e Concreto usinado.

Comprei uma casa antiga e reformei fazendo Sapatas e brocas, colunas e vigas (todas com ferros de 10mm). A laje foi feita com treliças H8 ,EPS no lugar de lajotas , amarração com telas de 20x20,devidamente escorada e concretada com concreto usinado. Ainda em obra, nos dias de chuva haviam goteiras e vazamentos por conta de pequenas trincas na laje. Estou usando manta para impermeabilização e uma boa parte foi resolvido, no entanto quando o sol começa a bater na laje toda exposta é possivel ouvir vários estralos devido a alta temperatura que ela fica... quando anoitece e a temperatura cai, os estralos voltam a acontecer. A estrutura de colunas e vigas não demonstra fissuras nas paredes, portanto não acredito ser acomodação do terreno e sim dilatação/retração da laje. Gostaria de saber se devo me preocupar.

Devo me preocupar?

Laje H8 com EPS e Concreto usinado.

Comprei uma casa antiga e reformei fazendo Sapatas e brocas, colunas e vigas (todas com ferros de 10mm). A laje foi feita com treliças H8 ,EPS no lugar de lajotas , amarração com telas de 20x20,devidamente escorada e concretada com concreto usinado. Ainda em obra, nos dias de chuva haviam goteiras e vazamentos por conta de pequenas trincas na laje. Estou usando manta para impermeabilização e uma boa parte foi resolvido, no entanto quando o sol começa a bater na laje toda exposta é possivel ouvir vários estralos devido a alta temperatura que ela fica... quando anoitece e a temperatura cai, os estralos voltam a acontecer. A estrutura de colunas e vigas não demonstra fissuras nas paredes, portanto não acredito ser acomodação do terreno e sim dilatação/retração da laje. Gostaria de saber se devo me preocupar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Lívia Gonçalves de Andrade
Eng. Lívia G. Andrade (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Lívia G. Andrade - há 3 anos

Olá Sr. Rogério, observando o seu relato sobre a laje posso afirmar que os barulhos ouvidos são sim referentes a dilatação e contração do concreto. A escolha do eps no seu sistema construtivo não interfere no comportamento da laje em si, mas contribui para o alivio de cargas recebido pelas vigas e pilares. Quanto aos ruídos a causa deles como dito está na contração e dilatação, é necessário entender que todos os materiais estão propensos a este comportamento, mas no caso da sua laje é provável que este movimento esteja exacerbado, para resolver o senhor pode executar juntas de dilatação de maneira que o concreto de sua laje possa trabalhar as variações de temperatura sem sofrer danos que comprometam sua estabilidade. Essas juntas devem ser devidamente vedadas com massa de calafetar (mastique ou epoxi) e não devem exceder 1/3 da profundidade da laje (caso alcance a malha de ferro escarifique a sessão e remova 6cm da malha para cada um dos lados de onde pretende executar a junta lance concreto novamente para nivelar já executando sua junta de dilatação) o espaçamento da junta deve ser de cerca de 3mm, A norma NBR 6118 diz que deve-se ser executada uma junta de dilatação a cada 15m lineares, mas diante das condições relatadas esse espaçamento precisa ocorrer em menor distância. Espero ter ajudado.

Responder
Rogério Rufino
Particular - há 3 anos

Boa tarde Livia. Obrigado pela resposta. Já havia visto alguns questionamentos aqui, mas as respostas nunca foram tão bem explicadas como voce colocou. Meus Parabéns pelo profissionalismo e pela resposta ! Bom final de semana

Particular - há 3 anos

R: Pelo descrito se trata das juntas entre as estruturas, mas de qualquer forma vale a pena uma visita técnica de um engenheiro especialista para emitir um laudo e garantir a estabilidade; certos barulhos nao são normais... deve-se verificar.

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.