É normal ter a laje de isopor estalando?

Caros, necessito de ajuda, há mais ou menos um ano bati a laje de minha casa com laje de isopor, porém de uns meses pra cá, venho escutando uns estalos vindo da laje, às vezes são bem fortes os barulhos. Isso acontece principalmente nos dias mais quentes. Minha casa é térrea, porém fica sobre pilotis, pois meu terreno é em declive... Bati a primeira laje no nível da rua e minha casa fica no nível da rua, ou seja, tenho duas lajes na casa( piso e teto). Por favor se alguém puder me ajudar com esta informação agradeço. Obrigado!!

É normal ter a laje de isopor estalando?

Caros, necessito de ajuda, há mais ou menos um ano bati a laje de minha casa com laje de isopor, porém de uns meses pra cá, venho escutando uns estalos vindo da laje, às vezes são bem fortes os barulhos. Isso acontece principalmente nos dias mais quentes. Minha casa é térrea, porém fica sobre pilotis, pois meu terreno é em declive... Bati a primeira laje no nível da rua e minha casa fica no nível da rua, ou seja, tenho duas lajes na casa( piso e teto). Por favor se alguém puder me ajudar com esta informação agradeço. Obrigado!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 10
Felipe  Genovez
Particular - há 8 anos

Cara Vanessa,

É comum haver dilatações e contrações em todos os tipos de estruturas, mas há uma tolerância. Ouvir estalos, sejam provenientes das lajes ou de alguma outra estrutura, não é normal!!!

Existem vários fatores que podem estar causando estes estalos, por exemplo: existem diferentes forças que podem atuar sobre o elemento estrutural, caso o elemento esteja recebendo uma força de tração num ponto de compressão, com o tempo o elemento poderá ceder.

É imprescindível que você solicite à um profissional habilitado de confiança que te auxilie neste momento, e muito cuidado com improvisações sugeridas por profissionais não habilitados, as vezes estas improvisações podem agravar ainda mais a patologia.

Atenciosamente,

Eng. Felipe Genovez.

Joao luis  mello da silva venardos

Não é normal ouvir estalos em componentes estruturais. Os enchimentos de isopor são utilizados para ocupar espaços onde o concreto não seria necessário ou faria pouca função estrutural, aliviando peso e tornando a estrutura mais eficiente.

Verifique se existem indicios de problemas como trincas na laje ou em outros componentes como alvenarias ou outros pontos onde os elementos se ligam (na linha de respaldo da laje, principalmente se ela é de cobertura e está exposta a insolação e dilatação térmica).

Responder
Odilon Costa Franco Junior
Odilon Engenharia & Design (Caraguatatuba, São Paulo) Odilon Engenharia & Design - há 8 anos

Caro amigo: é normal sim. Pois quase todos o materiais sofrem dilatação com o aumento da temperatura. Se sua laje foi projetada e calculada por um bom engenheiro, com certeza ele levou isto em conta no Projeto e no cálculo. Por ser com isopor a forma, ou seja, o isopor preenche o vazio onde existiria concreto, portanto sua laje é leve e resistente aos esforços a que está submetida, inclusive aos efeitos térmicos. Com certeza esta laje está exposta a condições térmicas advindas do nosso clima e existe este desconforto. Se esta laje está exposta ao sol este efeito aumenta. Existem diversas maneiras para se resolver isto. Uma delas é isolar da fonte de calor, com uma proteção térmica como uma camada de espuma de poliuretano, por exemplo. Pode contratar uma empresa para fazer isto ou, compre um kit em forma de "Spray" que já vem pronto e basta aplicar isolando as superfícies muito aquecidas. Se for fazer isto, preste atenção na data de validade do seu kit de Poliuretano e consulte um especialista no assunto para que você não tenha prejuizo no futuro; isto é: resolver um problema e criar outros. Conclusão: uma estrutura de concreto armado se dilata sim e produz e esta dilatação produz sons em função da estrutura como um todo. Procure pelo Engenheiro que projetou sua laje e assinou uma A.R.T. - Anotação de Responsabilidade Técnica e ele tem (por Lei) resolver o problema e não cobrar absolutamente nada. A menos que ele já tenha falecido.

Boa Sorte.

Odilon Costa Franco Junior - Engenheiro & Designer

Responder
BEZERRA ESTRUTURAL ENGENHARIA Bezerra
Bezerra Estrutural Engenharia (Caruaru, Pernambuco) Bezerra Estrutural Engenharia - há 8 anos

Prezada Vanessa,

o fato de você ter utilizado isopor como elemento de enchimento na sua laje não indica necessariamente um problema estrutural, visto que a função estrutural do mesmo e irrelevante.

Deve-se analisar neste caso uma série de outros fatores tais como : dimensionamento e execução das vigas e pilares,estrutura da laje especificamente tipo das nervuras armação influencia da temperatura na estrutura,cargas pontuais ( isoladas ) atuantes na sua laje entre outros.

Analise esta que só pode ser realizada "in loco" por um especialista.

Abraços

Jacques Bezerra

Eng. Civil

Responder
Particular - há 5 anos

R: Verificou se há trincas nas lajes, nas paredes ou na junção dos pilares???

Isso ocorre quando há deslocamento na fundação geralmente, nestes casos são aconselhaveis um reforço estrutural metálico, após analise visual no local;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Sara
Particular - há 7 anos

Isso é normal esses estalos ocorrem no calor por que durante o dia ele extrai conforme a temperatura e durante a noite ele contrai conforme a temperatura baixa da noite isso não ocorre só durante a noite isso ocorre durante o dia mais não é notado conforme barulhos como de veículos, movimentação e etc.