Posso modificar uma laje nervurada?

Em um prédio de 15 andares, temos uma área útil no 1º andar ao lado da sacada do morador que faz parte do condominio. Como a garagem fica embaixo dessa área, e possui uma laje nervurada na garagem, é possivel fazer um buraco nessa laje para instalar um alçapão e uma escada de marinheiro para ter acesso essa área sem comprometer a estrutura?

Posso modificar uma laje nervurada?

Em um prédio de 15 andares, temos uma área útil no 1º andar ao lado da sacada do morador que faz parte do condominio. Como a garagem fica embaixo dessa área, e possui uma laje nervurada na garagem, é possivel fazer um buraco nessa laje para instalar um alçapão e uma escada de marinheiro para ter acesso essa área sem comprometer a estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Dependendo dos casos, até poderia, porém deve-se verificar o nicho entre as nervuras, pois nas nervuras não se pode alterar... o ideal é uma visita técnica de um engenheiro especialista que poderá lhe emitir um laudo;

A disposição;

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Fernando.

Tudo bem?

O ideal, sempre, é que se tente viabilizar sem mexer na estrutura existente.

Caso não seja possível, o correto (e SEGURO) a se fazer é consultar um engenheiro civil calculista, entregando-o projeto estrutural do edifício, para que ele possa dizer se é possível e como realizar essa intervenção na estrutura.

Espero tê-lo ajudado.

Bom final de semana!

Responder
Alexandro Andrade
Alexandro Andrade Engenharia (Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul) Alexandro Andrade Engenharia - há 6 anos

Para que exista segurança na execução do serviço, é necessário que um engenheiro estruturalista faça a análise da situação, faça os cálculos e recomende a melhor solução. Lembre-se que todo profissional habilitado para tal função, tem que ter inscrição no conselho e precisa emitir anotação de responsabilidade técnica. Minha empresa é especializada neste assunto, estamos localizados no Rio Grande do Sul e nos pomos a sua disposição!