Como proceder com a rachadura na minha construção?

Bom dia, na construção do meu sobrado já havia a residência inferior e na cozinha inferior foi feita uma laje para que que fosse possível construir na parte superior. Portanto, tanto na cozinha inferior (ao olhar no teto) e na cozinha superior (ao olhar para o chão com o piso assentado) contém traços de uma ponta até outra ponta de "trincados". Imagine que a figura abaixo em retângulo é a cozinha, onde os traços externos são as paredes. Onde escrevi "trinca" no meio, é onde trincou como se fosse uma linha (tanto no imóvel inferior quanto superior).

________________

| |

|___Trinca_____ |

| |

________________

Sim, somente uma vistoria de um profissional poderia atestar, mas, gostaria da opinião e expertise de todos se já devo me preocupar, ou, se isso na laje seria algo normal como se fosse uma folga e etc... Obrigado.

Como proceder com a rachadura na minha construção?

Bom dia, na construção do meu sobrado já havia a residência inferior e na cozinha inferior foi feita uma laje para que que fosse possível construir na parte superior. Portanto, tanto na cozinha inferior (ao olhar no teto) e na cozinha superior (ao olhar para o chão com o piso assentado) contém traços de uma ponta até outra ponta de "trincados". Imagine que a figura abaixo em retângulo é a cozinha, onde os traços externos são as paredes. Onde escrevi "trinca" no meio, é onde trincou como se fosse uma linha (tanto no imóvel inferior quanto superior).

________________

| |

|___Trinca_____ |

| |

________________

Sim, somente uma vistoria de um profissional poderia atestar, mas, gostaria da opinião e expertise de todos se já devo me preocupar, ou, se isso na laje seria algo normal como se fosse uma folga e etc... Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Jean Nascimento
Particular - há 6 anos

na verdade amigo, não existe motivo para pânico! rachaduras são mais comuns do que parecem ,deve procurar um profissional e resolver o problema ,nesse caso conforme o amigo narrou provavelmente irá parar ,mas o custo benefício de uma visita sei a interessante !

Vladimir Lummertz Nunes Lummertz

Bom dia amigo,

Amigo eu sou técnico em edificações formado com diversos cursos na área de arquitetônica. Incluindo curso no exterior. Sua lage rachou pois deu o famoso acaso de rischiter, esse nome foi dado às plácas altas que cobrem o planeta põe serem muito grossa e duras sem ter como trabalhar. É bem provável pelo desenho que descreve é exatamente isso.

Isso ocorre quando a base para o mesmo não é bem armada e a lage é muito grossa e rígida então não tem espaço para dilatação posterior ao término.

A cura do concreto é de 27 dias após o término, molhando regularmente 2 vezes ao dia durante 25 dias.

Isso realmente presisa ser feito para a lage se acostumar com temperaturas diversas. Se isso não for feito ela trinca pela rigidez do cimento entrando em conflito com a malha de aço.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Realmente somente com uma visita técnica de um engenheiro para avaliar, mas poderá ser recalque de fundação; falha na armadura da laje ou mesmo o deslocamento da armadura da cinta de amarração inferior a laje;

A disposição;

Regis Lima Soares
R&r Pinturas E Reformas Designer (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) R&r Pinturas E Reformas Designer - há 6 anos

Olá meu amigo na verdade vc tem q procurar um engenheiro pra da uma olhada e ver q está acontecendo. Vou ser sincero eu só vou pode ajudar depois q tiver uma avaliação de um engenheiro ou se eu pode ver o problema mais pelo q vc disse isso vai rachar mais um pouco e depois para de rachar daí só reforçar .

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região