Qual tipo de laje devo usar para suportar uma academia de médio porte?

Olá, gostaria de saber qual tipo de laje devo usar para suportar uma academia de médio porte, meu terreno mede 5mx24m.

Obs: no pavimento de baixo sera uma casa, tenho ao todo 14 colunas posicionadas nos cantos das paredes.

Desde já agradeço se puderem me ajudar!

Qual tipo de laje devo usar para suportar uma academia de médio porte?

Olá, gostaria de saber qual tipo de laje devo usar para suportar uma academia de médio porte, meu terreno mede 5mx24m.

Obs: no pavimento de baixo sera uma casa, tenho ao todo 14 colunas posicionadas nos cantos das paredes.

Desde já agradeço se puderem me ajudar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Waltercy  Barbosa Ribeiro
Micomar Construção (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Micomar Construção - há 6 anos

esta sua laje tem que ser reforçada? pois tem muita vibração dos aparelhos como esta a base de baixo. Você sabe dizer como foi feitas? eu aconselho que você procure um calculista de estrutura para que ele tiga que tipo ferro e concreto que sera usado na tua laje

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode fazer em sistema convencional devidamente calculada para o esforço ou fazer em estruturas metálicas, que será mais rapido, mais limpo e mais barato no final...

A disposição;

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezada Joscicleide , a estrutura de um imóvel é composta de varias peças integradas entre si , tais como sapatas , pilares , vigas e lajes . Portanto a questão não se resume em reforçar apenas uma das peças , no caso a laje .e sim contratar um profissional especializado em calculo estrutural , que com o projeto de arquitetura em mãos e conversando com vc sobre os equipamentos da academia,

vai definir as cargas permanentes ( peso próprio da construção ) e as cargas acidentais ( números de pessoas , móveis e equipamentos )e definira toda a estrutura do imóvel de acordo com capacidade do solo . e o total das cargas.

ACONSELHO a vc , tratando-se de uma academia não fazer a obra sem um calculista , pois as cargas acidentais resultante da, quantidade de alunos e peso dos equipamentos por uma determinada área de metro quadrado é bem maior que uma estrutura residencial ,considerando ainda outros fatores especifico como vibrações em aulas de danças .

Espero tela ajudado

Arquiteto e Perito judicial

Manoel Luis Guimarães

Responder
Marlon
Credito Para Construir Barracoes (Curitiba, Paraná) Credito Para Construir Barracoes - há 6 anos

Ola Bom dia presto assessoria financeira para capitalizar projetos de construções em vários segmentos.Se você tem apenas 50% do valor do seu projeto já é possível conseguir o capital total sem fazer empréstimos através de investimento com o custo de 1.2% ao ano.Fico a sua disposição para analisar e apresentar qual a melhor forma de capitalizar seu projeto,sem custo por isso .

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Bom dia,

Qual laje? A pergunta não deveria ser essa. Você poderá usar quaisquer tipo de laje, ai eu sito? 1 - Pre´moldada de lajota, ou de EPS. / 2 - Laje maciça de concreto armado / 3 - Forro de madeira sobre vigas tb de madeira. / 3 - Chapas de aço sobre vigas de aço. / ou 4 - Steel Deck sobre vigas de aço com concreto, dentre muitas outras possibilidades. Importante perguntar para saber: qual tipo de apoio? qual h ou espessura? qual sentido das vigas? qual sentido das armaduras? quantos apoios deveriam ter? qual tipo de concreto?

Não é difícil responder, até porque tendo seu espaço 5.00x24,00m, daí se conclui que: poderia se ter apoios nas divisas ou nas linhas ao longo dos 24 m e ser engastada, e sua altura será dado da seguinte forma; h=Lx/40, então teremos h=5,00/40= 0.125 (+/-) 13cm de h (espessura) e armada nos dois sentidos ser for maciça.

Não é difícil, mas precisa de um projeto da estrutura. Sugerimos que façam todas as estruturas em vigas de aço, e adotem o Steel Deck, Sempre no menor sentido, que é os 5,00 metros.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região