Qual tipo de laje escolher?

Gostaria de orientação sobre qual tipo de laje escolher, para não ter problemas futuros.

Tenho um vão livre de 5,66 x 8,35 de comprimento, e carga de 500 kgf/m² orientada no projeto estrutural.

Encima da mesma, terá paredes para divisão de 2 quartos e 2 banheiros.

Estou em duvida entre a laje treliçada h12 (mais barata) e a protendida h12 (que esta mais cara), porem tenho medo do mais barato pode sair mais caso.

Qual a opinião de vocês!?

Qual tipo de laje escolher?

Gostaria de orientação sobre qual tipo de laje escolher, para não ter problemas futuros.

Tenho um vão livre de 5,66 x 8,35 de comprimento, e carga de 500 kgf/m² orientada no projeto estrutural.

Encima da mesma, terá paredes para divisão de 2 quartos e 2 banheiros.

Estou em duvida entre a laje treliçada h12 (mais barata) e a protendida h12 (que esta mais cara), porem tenho medo do mais barato pode sair mais caso.

Qual a opinião de vocês!?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 9
Benedito ladislei  de Souza Souza

É importante que se respeite o projeto, jamais devemos mudar está indicação, porém no desenvolvimento da obra leva-se em conta a experiência do mestre; o peso estrutural não esta no centro da laje compreendendo que as extremidades estão sobre vigas, e a laje fora batida dentro das normas, na projeção da passagem de paredes deve-se dar um reforço.Neste casso pode-se usar as treliça sobre tela.

Responder
clh construtora
Construções E Reformas (Espera Feliz, Minas Gerais) Construções E Reformas - há 6 anos

Sem duvida.

vc pela medida que pasou em mtros quadrados .

a lage pode ser qualquer uma das duas .porem vc tem que analizar que por cima dela vai aver paredes e vc tem um total de 48 toneladas de peso.

veja se o responsavel pelo projeto fez os cauculos de colunas é cintamento adequados para receber esta carga.

pq o que poe em risco nao é a lage .mais sim os pilares de sustentação.

Responder
Particular - há 6 anos

Faça em metálica, uma obra limpa, rápida e com design, além de ser mais barata e feita por profissionais....

A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

José António

Meu caro, Estamos a discutir sistemas de construção, qualquer um atende, desde que calculado para a função, e o preço só o terá depois de difinidas as caracteristicas da laje. Será melhor consultar um engenheiro que lhe faça esse estudo, e não entenda que pagar a um engenheiro para lhe fazer esse cálculo que é dinheiro jogado fora, é sim o dinheiro mais bem gasto, seguindo este procedimento pode vir a poupar na obra e vai dormir e habitar em segurança sobre a construção. Um abraço

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 6 anos

O projeto estrutural deve constar isso, não tem como dimensionar uma estrutura sem antes definir a tipologia. Porém, imagino que os dois tipos atendam a necessidade.

Responder
Marcio
Mmc Construçoes E Reformas (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Mmc Construçoes E Reformas - há 6 anos

Ola. A questão nao seria o tipo de lajes mais sim o jeito que foi montada. Pois o degredo esta na montagem. profissionalismo bom, ótimos resultados

5 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região