Que tipo de laje é mais segura?

Vou começar a construir minha casa e tenho muito medo com a segurança, pois será no terceiro andar. Laje pré-fabricada ou laje feita a moda antiga: qual é mais segura?

Que tipo de laje é mais segura?

Vou começar a construir minha casa e tenho muito medo com a segurança, pois será no terceiro andar. Laje pré-fabricada ou laje feita a moda antiga: qual é mais segura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Respostas úteis 2
Saulo Couto
SBC Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) SBC Engenharia - há 8 anos

Prezada Indiane,

Responderei sua pergunta de outra maneira: Qual metodologia é mais segura?

Em resumo, todas as lajes são seguras desse que sejam executadas por profissionais aptos a exercer tal atividade.

Mas para facilitar o entendimento da senhora, buscando uma solução para uma realidade residencial unifamiliar. Que creio essa é situação da senhora, aconselho adotar a laje pré-moldada, principalmente por uma questão de Custo x Benefício.

Certamente a senhora terá uma grande quantidade de fornecedores desse material nas proximidades da casa da senhora e essa metodologia requer menos conhecimento técnico por parte da sua equipe de obra, se comparado com outras metodologias.

No entanto alguns cuidados são necessários,

Do material:

• Qual a resistência do concreto adotado.

• Qual a bitola do aço utilizado.

Da execução

• Cuidado extremo no escoramento

• Armação negativa (essa armação não está prevista nas lajes pré-fabricadas e são essenciais para o perfeito funcionamento da estrutura

• Reforço de armação (se for o caso)

• Contra flecha (se dá no momento do escoramento, a fim de evitar recalque não previstos

• Cura acompanhada do concreto após a concretagem

Bem como outras situações mais.

Enfim, é simples mas requer cuidados. Fique à vontade para entrar em contato por e-mail (sem qualquer tipo de compromisso ou custo) na aquisição do material e durante a execução para sanar qualquer dúvida. A sua segurança é o mais importante para nós

Atenciosamente,

Eng. Saulo Couto

Responder
Sun light
Particular - há 8 anos

A laje pré moldada é a mais segura já que ela é aprovada pelo Imétro órgão do governo sobre pesos e medidas e também pela ABNT Associação de Normas Técnica Brasileira.que controla junto com o CREA toda a Engenharia do Brasil . Mais o que sustenta a casa não é a laje e sim a sapata , as colunas e o cintamento. Qualquer laje sobre colunas mal calculada com certeza é risco

todo Engenheiro calculista sabe que se tem que saber a que profundidade tem que ter as sapatas essa é a alma da casa antes de tudo e uma laje para não ter problema de vazamento deve ser construída com concreto usinado por que a laje feita a mão o traço nunca é igual causando vazamento nas juntas dela

Marcos Vinicius

Emerson Ribeiro
Grupo Spartanian (São José dos Campos, São Paulo) Grupo Spartanian - há 8 anos

Bom dia Indiane. as duas opções são seguras desde que acompanhadas e desenvolvidas por empresa e tecnicos especializados. Mas em nossos empreendimentos optamos por lajes pre moldadas devidos as garantias do fornecedor e a obrigatoriedade do seguimento a normas ABNT.

Abraços

Responder
Patrick Martins

Boa Noite Indiane, olha, todas as lajes são seguras, más como você falou, você vai colocar no terceiro andar, você tem que saber o histórico da estrutura do seu imóvel, ai sim depois você pode escolher o tipo da laje que vai usar. Alaje de treliça, é muito boa, e você poderá usar tijolo para a laje de alvenaria, que é o mais tradicional, ou o de isopor, que é bem mais leve, fica a seu critério.

Abraço

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Indiane, boa noite

Todos os tipos de laje usadas são seguras, desde que sejam devidamente projetadas. A laje é um elemento estrutural do Projeto Estrutural de uma Edificação, a qual se apoia em vigas ou paredes estruturais, as vigas por sua vez se apoiam em pilares, e os pilares e paredes estruturais se apoiam na fundação, que é o elemento estrutural que recebe toda a carga (peso) provenientes dos outros elementos. Assim sendo você deverá saber se a carga transmitida pela laje que você pretende construir será suportada pelos demais elementos estruturais (vigas, pilares e fundação). Se a obra inteira ainda não começou não haverá problema algum em se calcular os elementos estruturais até chegar a sua laje no terceiro andar, mas se já foi construída e se o projeto não contemplou a sua laje, nem faça mais nada, pois por mais resistente que ela seja, os demais elementos não suportarão o seu peso e tudo poderá se desmoronar. Lembro ainda que as lajes existentes são qualificada em dois tipos: as lajes de piso, a qual se pode construir sobre elas e as lajes de forro, que são utilizadas somente para suportar o telhado. Valdemir Chagas - Engenheiro Civil

Responder
Eziel
Particular - há 8 anos

As lajes pré-fabricada,é uma das melhores formas de hoje em dia,além de ser fácil seu manuseio,se torna um serviço mais em conta em relação a mão de obra,e por outro lado tempo,economia,e segurança cem por cento,tenha em mãos um bom profissional eo restante e´só contratar o caminhão para fazer o enchimento da mesma,acompanhado com a documentação do referido concreto,é isso ai boa sorte.

Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 8 anos

Todos os tipos de lajes que existem reconhecimento através das Normas Regulamentadoras do Brasil são seguras. Seja ela maciça, treliçada, pre-moldada, pro tendia, Alveolar etc. O que vai dar segurança de fato é um bom projeto executivo, atentando para as cargas permanentes e acidentais a serem utilizadas na mesma. Partindo de um dimensionamento seguro, um projeto detalhe e uma execução seguindo a rigor o projeto a laje será segura. Um bom Projeto Estrutural é o bom começo para a segurança. A PROJALPHA PROJETOS DE ENGENHARIA Está a disposição!!!

Responder
Hérmeson de Barros Vassalo
Coliseu Construções & Reformas (Planaltina de Goiás, Goiás) Coliseu Construções & Reformas - há 8 anos

Toda laje é segura e tem garantias!

Para você obter segurança na laje é preciso respeitar os projeto de engenharia e arquitetura bem como os prazos de cura do concreto e para que a laje foi projetada, qual sua capacidade de carga entre outros fatores que formam um conjunto de regras para o sucesso de seu empreendimento.

Responder
Gustavo Espírito Santo Jr

Aproveito a oportunidade para sugerir àqueles que estejam se "aventurando" e tentem passar-se pelo que vou denominar como "pretensos engenheiros práticos" que a arbitrariedade em responder perguntas sem a qualificação profissional (pressupondo reconhecimento pelo referido conselho de classe; neste caso o CREA, para engenheiros) pode ser entendido como "exercício ilegal da profissão"; com punições previstas no código penal. E, que o "desconhecimento da lei não torna o autor de uma infração inimputável". Boa sorte para vocês também.

Responder
Gustavo Espírito Santo Jr

Caro leitor do Habitíssimo,

Face me entender bastante responsável, não apenas em decorrência de minha formação acadêmica, quanto à ser sócio-gerente de uma Empresa do segmento da Construção Civil, entendo que deva recorrer apenas à quem possua formação em Engenharia Civil e preferencialmente com especialidade em Cálculo Estrutural. Outrossim, aproveito para comentar que a abordagem correta à sua pergunta seria a elaboração de um questionário que permitisse o entendimento completo acerca de sua intenção ou projeto. Perguntas mal elaboradas ou incompletas remetem à respostas inconsistentes.

Em nosso país precisamos mudar esta cultura de recorrer-se aos "amigos" e "atendentes de farmácia" na indicação de um remédio, quando isto deveria caber apenas aos médicos; estes sim, os profissionais competentes à tal avaliação e prescrição. Da mesma forma, insisto na sugestão de que recorra apenas à um Engenheiro Civil com especialização em cálculo estrutural. Entendo que a intenção de alguns seja apenas a autopromoção de seus negócios, sem eficazmente se preocuparem com a qualidade e consistência das informações prestadas, uma vez que não se trata de um comprometimento formal. No mais, boa sorte.

Responder
Antonio
Particular - há 8 anos

Meu caro, a mais segura é a laje de isopor, muito leve e nao abala as estruturas e a fundação. consulte fabricante.

Quanto a metragem, pode ser planejada vigas e o que vais colocar em cima, creio que nao seja seu carro no terceiro andar, (h).

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região