Como proceder com a construção do telhado?

Boa noite!

Estou querendo fazer um terraço em minha casa que foi construída em 1950 sem pilares ou colunas e sim com parede estrutural com 25cm de espessura com tijolos maciços e deitados. Retirei todas as telhas e subi na laje. Uma laje feita com umas pedras grandes tipo daquelas que tem na linha do trem. Percebi que algumas áreas dessa laje apresentam rachaduras e uma parte côncava. Resolvi colocar uma régua no teto da sala e pude perceber que a laje cedeu, pois as extremidades da régua não tocam o teto de ponta a ponta. O que fazer para não desistir do terraço? Posso reforçar essa laje? Como? Malha de vergalhão? Vergalhão espalhado pela laje? Os senhores podem me ajudar? Moro no Rio de Janeiro no bairro do Engenho de Dentro. Grato antecipadamente.

Como proceder com a construção do telhado?

Boa noite!

Estou querendo fazer um terraço em minha casa que foi construída em 1950 sem pilares ou colunas e sim com parede estrutural com 25cm de espessura com tijolos maciços e deitados. Retirei todas as telhas e subi na laje. Uma laje feita com umas pedras grandes tipo daquelas que tem na linha do trem. Percebi que algumas áreas dessa laje apresentam rachaduras e uma parte côncava. Resolvi colocar uma régua no teto da sala e pude perceber que a laje cedeu, pois as extremidades da régua não tocam o teto de ponta a ponta. O que fazer para não desistir do terraço? Posso reforçar essa laje? Como? Malha de vergalhão? Vergalhão espalhado pela laje? Os senhores podem me ajudar? Moro no Rio de Janeiro no bairro do Engenho de Dentro. Grato antecipadamente.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezado em hipote-se nenhuma faça uma outra laje por cima dessa que pelas suas informações não está sequer suportando o seu peso próprio e se colocar outra laje sobre ela haverá transmissão de carga para ela e o desabamento será inevitável !!!!

Contrate um PERITO EM ENGENHARIA LEGAL para primeiro fazer um LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO ESTRUTURAL e neste laudo vc terá a analise correta da situação baseada em estudo de NORMAS TÉCNICAS em especial a NBR-6120 - ABNT

Atenciosamente

Arq. e PERITO

Manoel Luis Ribeiro Guimarães

INSTITUTO DE ENGENHARIA LEGAL

Responder
Particular - há 6 anos

R: O mais adequado é fazer um reforço estrutural metálico...

A disposição;

João Filho
Jf8construçoes E Reformas (Mendes, Rio de Janeiro) Jf8construçoes E Reformas - há 6 anos

O ideal realmente meu amigo e se fazer uma reforma, demolindo esta laje e criar reforços estruturais com colunas ,cintas e uma nova laje; pos se apenas colocar uma laje sobre estas paredes que ja estao desgastada em sua resistencia começaran apresenta fissura externas,porque as internas ja existen, sabemos que isto ira acarretar custos , com beneficios de longa vida.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 6 anos

Boa noite , amigo todo aumento de carga em uma estrutura necessita de avaliação de um engenheiro civil para avaliar pontos necessários e ver a necessidade ou não de acrescentar apoios para descarregar a nova carga deste terraço

Responder
Marco Luiz Carvalho Da Silva Carvalho

Boa tarde amigo.o teu caso precisa além de segurança e cuidados, haja visto que se trata de uma construção antiga.bem, Eu vou dar a você,algumas dicas.primeiro você de tratar de escorar todo o prédio para evitar que o mesmo desabe sobre aqueles que estão no interior da casa.drpois é fazer um restrita menti em torno da casa, aí podemos partir para orelhão que é o que me parece que o amigo deseja construir, está bem? bem, estamos ao seu dispor, qualquer dúvida, é entrar em contato com a gente.boa tarde fica Deus.

Responder
HELIO PRADO

Marco , da forma que expicou se realmente sua laje fora executada com brita 3( lastros de ferrovia) não seria o correto, normalmente em lajes são usadas a brita 0 e a brita 1, tambem é provavel que a ferragem desta malha deve esta com espaçamentos maiores , fazendo com que o plano de laje trabalhe mais, é certo que sua laje esta com deformação plástica e será necessário realmente o reforço da mesma , pois ela deve estar simplesmente apoiada nas paredes sem ancoragem devida.Sugiro executar outra laje observando os criterios de carregamentos e sobrecargas em seu terraço ou como na resposta anterior demolir e executar uma nova com melhores criterios, caso venha a cobrir seu terraço as colunas poderiam descarregar sobre as paredes.Espero ter ajudado inicialmente

Responder
Marcos
Obras E Reformas Mmdr (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Obras E Reformas Mmdr - há 6 anos

Pode se fazer um reforco em cima da laje com vergalhoes pegando de parede a parede trancado com uma camada de concreto ...colocando escoras ate a secagem do concreto novo nao e dificil nao mas o reforco e necessario caso contrario so demolindo a laje velha e fazendo uma nova pre moldada levara mais tempo mais seria o mais certo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região