Por que aparecem micro fissuras nas paredes?

Boa noite amigos, fiz minha casa sobre uma laje com vigas e colunas bem estruturadas. Bem, esta casa que fiz é de tijolos de barro 19x19x9, subi as paredes, cintei toda a casa com bloco estrutural canaleta, tipo "u", coloquei varas de ferro e coloquei concreto, mas nao fiz colunas na casa, a não ser duas na frente, onde é a sacada e duas nos fundos da casa, e bati a laje que deu 80 metros quadrados mais ou menos. Esta laje ja vai fazer 2 anos de feita. Pois bem, a alguns dias eu observei algumas micro-fissuras em algumas paredes, só que essas micro-fissuras só aparecem em dias quentes, quando tem sol, à noite ou em dias frios já não se vê. Passei gesso nelas e o gesso chegou a ser "jogado" pra fora onde ficava a micro-fissura. Minha dúvida é se está ocorrendo algum problema com minha obra ou estes fenômenos são normais. Desde já agradeço pela atenção.

Por que aparecem micro fissuras nas paredes?

Boa noite amigos, fiz minha casa sobre uma laje com vigas e colunas bem estruturadas. Bem, esta casa que fiz é de tijolos de barro 19x19x9, subi as paredes, cintei toda a casa com bloco estrutural canaleta, tipo "u", coloquei varas de ferro e coloquei concreto, mas nao fiz colunas na casa, a não ser duas na frente, onde é a sacada e duas nos fundos da casa, e bati a laje que deu 80 metros quadrados mais ou menos. Esta laje ja vai fazer 2 anos de feita. Pois bem, a alguns dias eu observei algumas micro-fissuras em algumas paredes, só que essas micro-fissuras só aparecem em dias quentes, quando tem sol, à noite ou em dias frios já não se vê. Passei gesso nelas e o gesso chegou a ser "jogado" pra fora onde ficava a micro-fissura. Minha dúvida é se está ocorrendo algum problema com minha obra ou estes fenômenos são normais. Desde já agradeço pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

As causas para o surgimento de microfissuras são muitas, inclusive a partir da estrutura ou simplesmente a partir de dilatação térmica.

Entretanto apesar do seu relato bem detalhado, é difícil fazer um diagnóstico sem ver o problema.

Por isso, se possível disponibilize umas fotos dos locais de onde surgiram estas fissuras, para ver se é possível opinar mais acertadamente.

Todavia, para adiantar melhor seu caso, o mais indicado é contatar em engenheiro civil para poder ver as fissuras e lhe conceder algumas orientações.

Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode ser dilatação natural, devido a intemperies, mas deverá se atendar ao revestimento externo para evitar tanta ação de temperatura... para ser mais preciso seria necessario uma visita técnica no local;

A disposição;

Complex Engenharia
Complex Engenharia (Recife, Pernambuco) Complex Engenharia - há 6 anos

Em se tratando de fissuras em revestimentos, o padrão das mesmas é importante para uma análise mais a fundo. Baseado nas poucas informações repassadas, seu problema parece ser decorrente de gradientes térmicos. As fissuras dessa natureza, caso se encontrem na parte superior da parede, próximo as lajes e em formato diagonal nas quinas, podem indicar ser de movimentação térmica da mesma.

Convém uma análise mais detalhada in loco de um engenheiro para determinar a causa exata, convém nunca menosprezar fissuras, mesmo as mais simples.

Cordialmente,

Complex Engenharia