Como saber quantos kg a laje suporta?

Fiz uma laje com 3,50 por 6,00 metros com vigueta de 3 metros e meio fiz 6 centímetros de concreto como saber quantos quilos ela aguenta?

Como saber quantos kg a laje suporta?

Fiz uma laje com 3,50 por 6,00 metros com vigueta de 3 metros e meio fiz 6 centímetros de concreto como saber quantos quilos ela aguenta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Binho, bom dia!

Você deverá se informar com o fornecedor das vigotas.

O cálculo de suporte de uma laje é feito antes de sua execução, pois é levado em consideração o quanto você quer que ela suporte mais seu peso próprio, e a partir daí se determina a sua armadura (bitola e espaçamento dos ferros), bem como a resistência do concreto.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Ugo Mieli
Trinum Construção (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Trinum Construção - há 5 anos

Com estas informações não é possível calcular.

É preciso saber as bitolas e espaçamento das armaduras, o fck (resistencia) do concreto etc.

Enfim seria um processo invertido para se concluir, pois o correto é calcular antes de executar a estrutura para uma determinada utilização.

Searom Engenharia e Construção

Pela descrição dada, não se tem informação suficiente para determinar a resistência do elemento estrutural.

Mesmo considerando o cimento, o aço e outros componentes, é preciso saber se foi bem executada.

Normalmente para casas feitas por sem acompanhamento técnico, esta estrutura suporta o fluxo de pessoas e algumas mobilias (o famoso construir sobrado). Caso pretenda colocar uma carga maior, só com a visita técnica e ensaios para ajudá-lo.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 5 anos

Só acrescentando os comentários dos colegas: há erros executivos especialmente no que tange a cura do concreto. Quase nenhum profissional faz a cura úmida de forma adequada. O concreto nunca é vibrado, pode ter sido preparado de forma inadequada com um traço qualquer. É comum o pessoal fazer traço usando pá, carro de mão, etc. Não há uniformidade, há uso excessivo de água...ou seja agora que foi feito só extraindo amostradas e fazendo um exame cuidadoso.

Recentemente me ligaram querendo uma solução para uma laje que estava cedendo. Corria o risco de condenar a casa e derrubar o telhado em cima. Disseram que fizeram tudo certo, mas o pessoal não sabe nem qual é o certo a ser feito. Muitos seguem conselhos no Youtube. Fazem aquilo que não sabem fazer.

Não sei se é o caso do seu pedreiro, mas isso deveria ser feito antes e ter tido acompanhamento do técnico, pois não adianta projeto sem acompanhamento. Se deixar, o pessoal faz o que bem entende. O cliente gasta caro e esperaria uma capacidade de sobrecarga entre de 150kg/m² - o comum, mas, na prática não chega a 100kg. Falo por experiência própria.

Responder
Ernando de Lima
Particular - há 5 anos

O ideal é consultar o calculo estrutural e memória de calculo como os amigos ja citaram, assim descobrindo qual o tipo de concreto que foi utilizado, fck e o aço , mas em média suporta cerca de 200 kg /m² a 250kg/m² distribuido uniformemente, lembrando que isso é só uma estimativa pois para termos certeza temos que verificar

Att.

Particular - há 5 anos

R: O ideal é consultar o calculo estrutural, mas em média suporta cerca de 200 kg / m2 distribuido uniformemente