Qual tipo de laje devo usar para casas com grandes vãos?

Bom dia

Pergunta 01: Tenho uma casa de 126 metros quadrados, a cozinha e sala não tem divisão de parede, apenas a viga em cima, portanto fica: Sala 4mts comprimento e 4 de largura, cozinha 5 metros de comprimento e 4 de largura. Acredito que ela seja uma casa com grandes vãos e isso pode implicar na construção da laje. Qual tipo de laje devo usar, para casas com grandes vãos? Isopor? Aguardo retorno.

Pergunta 02: Vamos colocar a escada de concreto interna e na nossa cozinha. Devo bater laje na casa inteira primeiro, ou fazer primeiro a escada interna. Qual o primeiro passo? Pode haver complicações caso faça um primeiro que o outro?

Aguardo.

Qual tipo de laje devo usar para casas com grandes vãos?

Bom dia

Pergunta 01: Tenho uma casa de 126 metros quadrados, a cozinha e sala não tem divisão de parede, apenas a viga em cima, portanto fica: Sala 4mts comprimento e 4 de largura, cozinha 5 metros de comprimento e 4 de largura. Acredito que ela seja uma casa com grandes vãos e isso pode implicar na construção da laje. Qual tipo de laje devo usar, para casas com grandes vãos? Isopor? Aguardo retorno.

Pergunta 02: Vamos colocar a escada de concreto interna e na nossa cozinha. Devo bater laje na casa inteira primeiro, ou fazer primeiro a escada interna. Qual o primeiro passo? Pode haver complicações caso faça um primeiro que o outro?

Aguardo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Procure um fabricante de laje da sua cidade que saiba orientar a compra de acordo com o vão e cargas atuantes. A responsabilidade será dele também. Ele também deve fornecer as armaduras negativas e as de distribuição. Se o fornecedor não souber do que se trata pode procurar por outro. Sds.

Responder
Gilberto fernandes dos santos

Bom dia

Bom normalmente fazemos cálculo por exemplo a sua laje vai receber dê pesso para definir a carga pq laje h8 atende a todas as medidas quando o vão é superior a 5 metros adicionamos positivo nas ferragens dá laje na hora dá fabricação mas se sua situação for vão muito grande e vc vai colocar muito peso em cima dá laje melhor almentar a medida para h16 OK qualquer dúvida estamos aí

Responder
Edson Roland F Da Silva
Engpro Construções E Projetos Ltda (Vitória, Espírito Santo) Engpro Construções E Projetos Ltda - há 7 anos

Jaqueline,

Bom Dia!!!

A solução para seu questionamento está em uma conversa com um arquiteto, pois pode ter diversas respostas como laje premoldada em isopor, bem como uma escada também premoldada ou mesmo metálica, madeira ou mista.

Pode sim concretar em etapas, porém não pode paralizar a concretagem no meio do vão e sim se for o caso, sobre as paredes e não esqueça das armações negativas.

Apenas cuidado na execução das etapas e procure um profissional com expertise e boa sorte.

Responder
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Jaqueline,

O vão de 4 metros é mais comum do que você imagina. Pode perfeitamente utilizar pré-lajes com elementos de isopor. Porém a laje deve ser devidamente cálculada para as suas cargas e vãos.

Quanto à escada, é usual concretá-la junto com a laje. Você também pode fazer a escada depois, só não esqueça de deixar as armações na laje (alguns chamam de "cabeleira") para depois amarrar à escada.

Atte,

Ricardo Carvalho

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região