Qual a largura minima entre a parede e a pia da cozinha?

Qual a largura entre a pia e parede do armário de prateleira dessa foto? Qual o vão livre ficou na cozinha? Recomendam qual minimo ? obg

Qual a largura minima entre a parede e a pia da cozinha?

Qual a largura entre a pia e parede do armário de prateleira dessa foto? Qual o vão livre ficou na cozinha? Recomendam qual minimo ? obg

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bruno, bom dia.

O mínimo de largura seria de 80cm na condição de haver no lado oposto abertura de geladeira. Porém nessa medida é muito estreita para exemplo uma pessoa junto a bancada e outra passando.

Ideal seria algo entorno de 1.20m - verifique todas as possibilidades - pois sempre há maneiras práticas de projeto bem interessante e com muito aproveitamento de espaço e usos.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte, consulte-nos.

Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. eu teria apenas o forno e pia nessa frente .. as portas estão em outro local e geladeira esta fora desse espaço .. tenho 100 livre.. acha q da ? veja a foto. abs

Ronaldo Jose Silva

você deve verificar largura da porta de seu freezer e acrescente mais 10 cm deve dar em torno 70 a 80 centímetros. e os armários de preferencia os que tem porta de correr caso não, atento a altura para que não bater a cabeça caso alguém esqueça a porta aberta...

Responder
José António

Para aproveitamento de espaço, muita vez se "cai" em situações destas, na ,minha opinião essa largura é de 80 cm no máximo, o que é muito estreito, mas o dono da casa assumiu ... claro que no mínimo 1,20 m de largura será o "politicamente correcto", e eu falo no mínimo. A circulação frente a uma bancada de cozinha deve ser franca, e permitir que duas pessoas passem. Tem muito cozinheiro, posto a trabalhar nesta cozinha, iria chamar nomes ao arquitecto, se é que teve arquitecto?

Nas "novas" arquitecturas tem-se dado pouco valor á area de cozinha, quanto a mim uma cozinha deve ser um espaço amplo, até ter uma área de refeições rápidas, cuja mesa vai ajudar muito na confecção de determinados "banquetes". As cozinhas pequenas, são as cozinhas feitas para a cozinheira de micro ondas e de forno eléctrico para aquecer comidas pré prontas, muito americanizadas.

Responder
Elizabeth Quintella
Elizabeth Quintella Arquitetura & Design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Elizabeth Quintella Arquitetura & Design - há 6 anos

Bom dia

Então pelo tamanho da porta que é de oitenta , para passar a maquina de lavar, acredito que esta da foto tenha um metro. mas depende muito do uso, da proposta. Neste caso o armário do fundo poderia ser mais estreito, vj que sobra cms. Mas visualmente de frente não fica ruim, mas sempre que se entra na cozinha se percebe uma diminuição de conforto ambiental. Será que não teria outro local para acomodar o que está neste armario. Talvez armário pudesse ter apenas a espessura de um kilo de alimento, ao comprido, ou estar apenas no alto.Entendo que cada caso é um caso.Avalie muito bem é o melhor.Cordilamente grata.Gratidão pela oportunidade.

Responder
Particular - há 6 anos

Não existe um mínimo, mas sim bom senso... Tendo como base que para um bom conforto ambiental, todas as passagens deverão ser de 80 cm ou maior, e no espaço de uma cozinha existe o fato de uma pessoa poder estar utilizando e outra pessoa poder passar, sempre sugerimos de 1,00 a 1,20 m neste ambiente; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Bruno
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. eu teria apenas o forno e pia nessa frente .. as portas estão em outro local e geladeira esta fora desse espaço .. tenho 100 livre.. acha q da ? veja a foto. abs