Qual a largura minima para uma porta de correr?

Olá estou projetando junto ao meu marceneiro um guarda roupa sob medida tenho um espaço de 1 metro onde continuaria como um L o guarda roupa que será com portas de correr...pedi para meu marceneiro continuar o canto de um metro com porta de correr pois o espaço é muito pequeno pra porta de abrir mas ele disse que não dá pra fazer duas portas de correr de 50 cm é verdade isso e porque?

Qual a largura minima para uma porta de correr?

Olá estou projetando junto ao meu marceneiro um guarda roupa sob medida tenho um espaço de 1 metro onde continuaria como um L o guarda roupa que será com portas de correr...pedi para meu marceneiro continuar o canto de um metro com porta de correr pois o espaço é muito pequeno pra porta de abrir mas ele disse que não dá pra fazer duas portas de correr de 50 cm é verdade isso e porque?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

No caso do seu vão total ser de um metro, com o desconto da folga entre as paredes, (no caso dele ser de parede a parede ou de parede a armário) você já vai perder de 7 cm a 10 cm do total.

O vão interno do seu armário terá 90 cm. O que vai dar duas folhas de pouco mais de 45 cm. Um pouco mais da metade, porque uma porta recobre um pouco em cima da outra, para não deixar a fresta entre as portas, visível. É uma porta bem pequena. Ainda que possa ser executada tecnicamente falando, não é nada prática, no uso diário. Porta pequena de correr, é mais usada em gabinete ou armário suspenso pequeno. Porta leve. armário pouco profundo. Eu aconselharia, nesse caso, a fazer portas de abrir.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Tamires,

Quando você tem um vão de um metro, (por exemplo), com duas portas de correr, você tem realmente 1 m de abertura para por uma peça grande. Quando você tem duas portas de correr, lembre-se de que uma porta corre na frente da outra; então eu só tenho meio metro de cada vez aberto. Ou eu jogo as duas portas para a esquerda ou jogo as duas para a direita. Para ter meio metro de vão livre de cada vez. O acesso ao vão interno, é sempre muito melhor com duas portas de abrir do que de correr.

***

PORTAS DE CORRER SÃO MELHORES BASICAMENTE EM TRÊS SITUAÇÕES:

1) - Quando você tem um "obstáculo" bem colado na frente da porta do armário. Como um criado mudo, por exemplo, onde uma porta de correr pegaria no móvel.

2) - Quando a circulação em frente do móvel é muito intensa, e a porta aberta se torna um empecilho. Como na cozinha de um restaurante, onde os pratos são preparados com rapidez. E o corre corre dentro da cozinha faz com que os funcionários fiquem trombando a toa hora nas portas abertas.

3) - Quando quero obter um determinado efeito decorativo. Uma porta de correr com um espelho de 1,20 m por exemplo, fica muito melhor do que uma ou duas de abrir com 60 cm. Visualmente a porta de correr é muito mais bonita.

***

Outro detalhe:

portas de correr, sempre passa um pouco uma sobre a outra. Para esconder o vão entre elas.

Se você tem um vão de 1,00 m, as duas portas terão 50 cm. Com portas de correr, você terá duas de ...digamos 52 cm ou até uns 55 cm. Porque uma porta passa um pouco pela outra.

No seu caso, um vão de 50cm com duas portas de correr, vão dar um vão de aproveitamento (por vez) com menos de 25 cm. Talvez uns 25 cm, 23 cm, ou até menos. Isso é inviável para se utilizar um armário.

Se o seu marceneiro se recusou a fazer, ele está certo.

Talvez ele tenha dificuldade em explicar o porque dele não fazer. Mas, em tese ele está certo.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Tamires

Obrigado pela sua pergunta.

È um mito, dizer que armários com porta de correr ocupam menos espaço. Todo armário com portas de correr é mais profundo do que um de abrir, para ter o mesmo aproveitamento. Portas de correr , correm uma na frente da outra. Então, enquanto duas portas de abrir ocupam 18 mm, ou quase 2 cm que a é a espessura das portas, um conjunto de correr precisa ter pelo menos 10 cm. Ou 4 vezes mais. Ou seja: 2 cm para a primeira porta,que se tiver desempenador, precisará de três cm. Mais 3 cm para a segunda porta com desempenador. Mais quase 2 cm de folga entre uma porta e outra. E mais 2 cm depois da porta, para colocar-se o "batente em cima que esconde o trilho. Vai dar muito mais profundidade no armário, com certeza. Depois, se o armário tiver gavetas, você vai precisar de uns 50 cm para puxar uma gaveta, e mais uns 60 cm para você ficar atrás da gaveta. Seja armário com portas de abrir ou correr. Ou seja. Você vai precisar do mesmo espaço para usá-lo, puxar uma gaveta, etc, seja na frente de porta de correr ou de abrir. Só que o móvel com portas de correr é sempre, sempre, sempre, mais fundo. Essa é uma das "VERDADES SEM FUNDAMENTO" que as pessoas repetem à exaustão, sem pensar. E uma mentira repetida à exaustão, "se torna uma verdade", como dizia Goebbles, Ministro da Propaganda de Hitler. Dizer que portas de correr ocupam menos espaço que os de abrir , e que armários sem fundo (que são desnecessários na imaginação do povo) são melhores e mais econômicos, são dois "non sense" (absurdos!) que todo mundo aceita como verdadeiro.

Responder
Reinaldo Vendramini
Requint Reparos Em Marcenaria (São José dos Pinhais, Paraná) Requint Reparos Em Marcenaria - há 7 anos

Bom dia Tamires! para portas de correr é aconselhável medidas acima de 60cm, porém pelo que pude ver no seu projeto, existem outras possibilidades interessantes de movimentos das portas que darão bom aproveitamento desse espaço. Estou a disposição para te ajudar nesse sentido. abraço

Responder
Mac Móveis Sob Medida
Mac Móveis (Curitiba, Paraná) Mac Móveis - há 7 anos

Boa tarde Tamiris tudo bem,nós já fizemos portas com 60cm mais não tem uma funcionalidade de 100 % ,dependendo da altura que você pegar na porta ele pode pular e sair do trilho; O ideal é fazer com 70cm mais com 65 funciona também , então ficam essas 2 opções.

Qualquer duvida estamos a disposição .

Responder
Francisco Carlos Pereira
Disk Consertos Servicos Gerais (Londrina, Paraná) Disk Consertos Servicos Gerais - há 7 anos

sem ter uma foto do espaço fica difícil opinar , mas se for possível as portas podem correr para dentro das laterais do armário , já me deparei com essa situação fiz dessa forma e ficou bom

Responder
Eliana Togni
Arch Design Interiores (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Arch Design Interiores - há 7 anos

Entendi que o espaço que vc tem e de 50cm onde será instalado duas portas de correr com menos de 25cm de largura cada? Se for isso acredito não ser economicamente viável, pois vc irá perder o canto do "L" também devido ao acesso a esses armarios

Responder
Tamires
Particular - há 7 anos

Nao tenho espaço de 1,02 metros onde será feito um armário porém meu marceneiro acho que não daria muito certo colocar duas portas de correr de 50cm pois não teriam sustentação gostaria de confirmar se isso é realmente verdade.

Celso Antunes
Antunes Porta Pronta (Maringá, Paraná) Antunes Porta Pronta - há 7 anos

Bom dia, para o espaço de 1metro anexo projeto

2 fotos
Responder
Altair de Souza
Ac Construtora (Curitiba, Paraná) Ac Construtora - há 7 anos

medida mínima de porta 60cm em ambientes que não se apliquem acessibilidade(necessidades)

Responder
Pedro Ricas
B R Marcenaria Moveis Planejados Sob Encomendas Residenciais E Comerciais (Pinhais, Paraná) B R Marcenaria Moveis Planejados Sob Encomendas Residenciais E Comerciais - há 7 anos

ola bom dia ok respostas eu trabalho com moveis sob encomendas a mais de 25 anos sou marceneiro vendedor externo e projetisa de ambientes em um armario de 1oo não e aconselhavel portas de correr pois não funciona bem uma porta de correr e melhor que tenha assima de 70 sentimetro de largura

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região