Comprei um luminária painel LED plafon 30 x 60 e gostaria de saber ser é possível dimerizar esse LED?

Comprei um luminária painel LED plafon 30 x 60 e gostaria de saber ser é possível dimerizar esse LED? Porque na embalagem não há informações de ser LED dimmerizável. Se o painel tem que obrigatoriamente vir de fábrica dimmerizável ou se pode apenas trocar o drive para obter o efeito dimmerizável. Ou se há possibilidade de transforar em dimmerizável? obrigado!

Comprei um luminária painel LED plafon 30 x 60 e gostaria de saber ser é possível dimerizar esse LED?

Comprei um luminária painel LED plafon 30 x 60 e gostaria de saber ser é possível dimerizar esse LED? Porque na embalagem não há informações de ser LED dimmerizável. Se o painel tem que obrigatoriamente vir de fábrica dimmerizável ou se pode apenas trocar o drive para obter o efeito dimmerizável. Ou se há possibilidade de transforar em dimmerizável? obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Somente o SAC do fabricante para lhe orientar neste caso...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Victor Miranda
Saraiva Engenharia Elétrica (Belo Horizonte, Minas Gerais) Saraiva Engenharia Elétrica - há 3 anos

Eder boa noite,

Para aplicar o dimmer nos circuitos de iluminação modernos devemos primeiro estar atentos que não são todas as lâmpadas de led atuais, que suportam este dispositivo.

A maioria das lâmpadas de led´s (normalmente as mais baratas), não são dimerizáveis por realizarem a transformação de AC para DC internamente desta forma elas não irão responder a variação do circuito PWM, somente quando o circuito possibilitar a onda completa a lâmpada ira ascender.

#Se o painel tem que obrigatoriamente vir de fábrica dimmerizável?ou se pode apenas trocar o drive para obter o efeito dimmerizável?

Como no seu caso o circuito de transformação AC p/ DC não é interna na luminária, você pode sim trocar somente o Drive.

Você encontra no mercado alguns plafons de led com especificação para ser dimerizáveis.

Espero ter lhe ajudado!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região