Eu mesmo posso fazer a regularização via site da PMSP ou vou precisar de um profissional?

Tenho um imóvel financiado e isento de IPTU, desde 2.000, em outubro de 2014, construí 03 cômodos na parte superior, sem ultrapassar as medidas de trás e frente, tenho planta atualizada com a reforma, ao verificar meu IPTU, constatei que o imóvel está regular na PMSP, com a metragem anterior a reforma, pegunto se meu imóvel se enquadra nesta lei e se positivo, qual seria a declaração, automática ou terei que fazer a declaratória?, pois o meu imóvel duplicou a metragem devido a reforma.

Eu mesmo posso fazer a regularização via site da PMSP ou vou precisar de um profissional?

Tenho um imóvel financiado e isento de IPTU, desde 2.000, em outubro de 2014, construí 03 cômodos na parte superior, sem ultrapassar as medidas de trás e frente, tenho planta atualizada com a reforma, ao verificar meu IPTU, constatei que o imóvel está regular na PMSP, com a metragem anterior a reforma, pegunto se meu imóvel se enquadra nesta lei e se positivo, qual seria a declaração, automática ou terei que fazer a declaratória?, pois o meu imóvel duplicou a metragem devido a reforma.

Eu mesmo posso fazer a regularização via site da PMSP ou vou precisar de um profissional?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

José Carlos Fialho
zxeng.jfk engenharia e regularizações (São Paulo Zona Sul, São Paulo) zxeng.jfk engenharia e regularizações - há 4 anos

Olá Márcia, tudo bem aqui é o engenheiro José Carlos, como o seu imóvel aumentou a área construída a senhora não conseguirá fazer a regularização automática, pois se faz necessário a elaboração de plantas e demais documentos, no modelo exigido pela prefeitura, detalhando as áreas regulares e a regularizar.

Será necessário sim um profissional com cadastro na prefeitura, aconselho utilizar esta nova lei de anistia, pois o processo é mais célere, e tem validade de apenas seis meses, após este prazo ficará muito mais difícil e mais caro regularizar, sem dúvida é uma grande oportunidade para quem encontra-se irregular.

Espero ter ajudado, e estou a disposição.

Responder
Valdemar Oliveira
RBG Construção Manutenção E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) RBG Construção Manutenção E Reformas - há 4 anos

Olá Márcia!! os procedimentos de regularização de imoóveis , exige um kit de documentos, além de toda a assessoria técnica de profissionais , engenheiros, topografos, arquitetos, projetista e especialistas, recomendamos fazer a constratação de profissionais com conhecimentos e habilidades nas tramitações do requerido, que venha atender as suas nescessidades, estamos aqui a dispoisção para lhe enviar um orçamento , acesse nossas paginas nas redes sociais #grupometronik

Responder
Márcia
Particular - há 4 anos

Muito obrigada pelo retorno de todos os profissionais que responderam minhas dúvidas.

Valdemar Oliveira
RBG Construção Manutenção E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) RBG Construção Manutenção E Reformas - há 4 anos

Olá Márcia!! os procedimentos de regularização de imoóveis , exige um kit de documentos, além de toda a assessoria técnica de profissionais , engenheiros, topografos, arquitetos, projetista e especialistas, recomendamos fazer a constratação de profissionais com conhecimentos e habilidades nas tramitações do requerido, que venha atender as suas nescessidades, estamos aqui a dispoisção para lhe enviar um orçamento , acesse nossas paginas nas redes sociais #grupometronik

Yotta Engenharia
Yotta Engenharia (Cruzeiro, São Paulo) Yotta Engenharia - há 4 anos

Bom dia Márcia,

Vamos direto ao que lhe interessa, contate um profissional para analisar a situação( projeto e obra) e este irá lhe orientar corretamente, pois, se a obra estiver pronta é uma situação, se estiver parcialmente concluida é outra etc. De todas as formas é necessário um responsável técnico, uma pessoa habilitada em Engenharia ou Arquitetura. Espepro ter ajudado estamos a disposição.

Responder
Valéria De Checchi
Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores (São Bernardo do Campo, São Paulo) Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores - há 4 anos

Márcia, bom dia !

Esta nova regularização poderá ser feita sem um profissional ( no caso da PMSBC) apenas se a parte a ser regularizada for menor ou igual a 100m². A partir de 100,01 será necessário um projeto e consequentemente a necessidade de um profissional habilitado.

Responder
Nágela Brum
Ng. Projetos & Licenciamentos De Imóveis (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ng. Projetos & Licenciamentos De Imóveis - há 4 anos

Márcia, bom dia.

A Regularização de Edificações deve ser conduzida por um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro civil), o que atestará a veracidade das informações apresentadas à Prefeitura e o atendimento às condições de segurança necessárias.

Saliento que o processo de regularização deverá contemplar todos os índices urbanístico e área construída, com o protocolo e aprovação do processo o IPTU será atualizado.

Responder
Luis golfetoluis@gmail.com
Arquigolfeto (Votorantim, São Paulo) Arquigolfeto - há 4 anos

O processo de regularização de um imóvel requer a assessoria de um profissional credenciado pela Prefeitura Municipal e pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) ou CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado) — que pode ser um engenheiro ou arquiteto e urbanista.

Além de orientar quanto às informações básicas sobre o loteamento, esse profissional garantirá mais rapidez no processo burocrático da regularização e agilizará tanto os prazos para a aprovação do projeto — no caso de quem está construindo — quanto a obtenção de documentos como o “Habite-se”, por exemplo.

CONSULTE A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, OBRAS E/OU URBANISMO

Um passo muito importante é verificar diretamente com a Prefeitura Municipal se o imóvel — independente se em construção ou já construído — se encaixa nos parâmetros necessários para a regularização que são determinados pela legislação do município. Essa verificação é extremamente necessária para que a propriedade não seja considerada ilegal.

Nós damos essa assessoria.

Responder
Particular - há 4 anos

R: deverá procurar um profissional (arquiteto ou engenheiro) para fazer a regularização

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região