Como eu ligo uma lâmpada para ser desligada em 2 interruptores?

Como eu ligo uma lampada para ser desligada em 2 interruptores da marca pezzi que só tem duas entrada para o fio atrás ?

Como eu ligo uma lâmpada para ser desligada em 2 interruptores?

Como eu ligo uma lampada para ser desligada em 2 interruptores da marca pezzi que só tem duas entrada para o fio atrás ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

João  Ratto
Ideal Elètrica (Bauru, São Paulo) Ideal Elètrica - há 7 anos

Vc precisara de 2 interruptores paralelo, um dos interruptor vc entra a fase no borne do meio e os das laterais vc deve ligar no outro interruptor e o borne do meio vai direto pra lâmpadas isso se tratando da rede monofasicas já (fase neutro,) agora quando se trata de rede 220v trifásico já é outra história, melhor a fazer é consultar um eletricista da sua confiança, eletricidade é coisa séria pense nisso boa sorte

Responder
Carlos Alexandre de Melo
Cam Engenharia (São Carlos, São Paulo) Cam Engenharia - há 7 anos

Bom dia.

Será necessário a utilização de 2 interruptores do tipo Paralelo (Tree Way ou 3 vias). O esquema de ligação deverá ser fielmente seguido para que o sistema funcione perfeitamente.

Estes interruptores possuem 3 conexões para fios/cabos. Os conectores centrais são ligados a Fase e o retorno para a lampada. Já os laterais fazem a conexão entre os interruptores.

A disposição para quaisquer duvidas.

Responder
Particular - há 7 anos

Compre dois interruptores paralelos; Faça a ligação e uma fase e a outra fase passando pelos dois interruptores e na lâmpada; Procure uma vídeo aula, é pratico; A disposição; ScalaTécnica

Arnaldo
Particular - há 7 anos

Olá Fernando, a ligação citada pelo colega Jair Barrozo é chamada "ligação tree-way", ela deve ser realizada por um profissional competente pois necessita de muita atenção nas ligações, uma alternativa para quando a passagem dos fios é impossível ou muito difícil é a utilização de um "relé de pulso (ou de impulso)" neste sistema o acionamento do relé é feito por um fio muito fino, na minha casa utilizo um fio de telefone, da mesma maneira, a instalação deve ser realizada por um profissional competente.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região