Qual o procedimento correto para ligar um interruptor numa tomada?

Quero por 3 refletor led de jardim em paralelo, e quero adaptar um liga/desliga na tomada mais proxima onde chega fase e neutro. Qual o procedimento correto.

Qual o procedimento correto para ligar um interruptor numa tomada?

Quero por 3 refletor led de jardim em paralelo, e quero adaptar um liga/desliga na tomada mais proxima onde chega fase e neutro. Qual o procedimento correto.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

É so ligar a fase + neutro que chega na tomada, no interruptor.

Do interruptor puxa os fios para ou refletores

Responder
Marcelo Oliveira
Particular - há 4 anos

① Ligue o fase da tomada em um polo do interruptor.

② O outro polo do interruptor ligue em um polo de cada refletor LED.

③ Ligue o neutro da tomada no outro polo de cada um dos refletores LED.

④ Se houver disponibilidade de fio terra na tomada e os refletores LED possuírem carcaça metálica com conexão para fio terra, então ligue o fio terra nas carcaças dos refletores (não mostrado no diagrama).

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Ajudei a vc não tomar um choque e não provocar um curto na sua rede, quem sabe? É notório que vc não entende nada, então chame um eletricista. Aqui é um espaço pra tirar dúvidas, não pra fazer Cursos. Vi que já conseguiu fazer. Vc vai deixar essa fiação assim, derrubada pra fora? Faça um Curso de Elétrica, é bacana, vc vai gostar. Só pra ilustrar, essa é a imagem do que vc deveria usar.

Wanderson
Particular - há 4 anos

Obrigado a todos pelas respostas, estava dando errado pq meu primo isolou as pontas dos fios q iria para os refletores juntos, então estava dando curto por o fio fase e neutro estarem juntos, depois de descobrir isso fiz um jump da tomada para o interruptor e liguei o neutro na rede. Mais uma vez, obrigado a todos.

Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 4 anos

Wanderson, você deve fazer o seguinte: da tomada, você utilizará os 2 fios da extremidade (fase e neutro). Um deles você deve ligar ao parafuso do meio do interruptor; do outro parafuso do interruptor você ligará um cabo até um dos fios de cada refletor.

O outro cabo que sai da tomada, você ligará diretamente no outro fio de cada refletor.

Sucesso!

Responder
Particular - há 4 anos

R: Leve uma fase até o interruptor e a outra fase leve até o soquete e saindo até a outra fase do interruptor

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

não há um procedimento correto pra isso, ok? Isso é uma gambiarra que causará transtorno. Se vc fizer, vai funcionar, mas eu não vou ensinar coisa que não deve. E com certeza, não é como o amigo acima falou.

Wanderson
Particular - há 4 anos

Obrigado pela resposta, mas não me ajudou em nada. Então qual é o procedimento a se fazer? Você discordou com o Marcelo mas não me mostrou uma solução. Desde já obrigado pela atenção.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região