Ligação elétrica: o que poderia dar de errado nos dois exemplos?

Gostaria de usar uma única lâmpada para ser ligada por dois relógios distintos, conforme imagem em anexo. Gostaria de saber o que poderia dar de errado nos dois exemplos?

Ligação elétrica: o que poderia dar de errado nos dois exemplos?

Gostaria de usar uma única lâmpada para ser ligada por dois relógios distintos, conforme imagem em anexo. Gostaria de saber o que poderia dar de errado nos dois exemplos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Arnaldo Nunes
Particular - há 5 anos

Olá David, na realidade, caso vc esteja se referindo ao medidor de energia da concessionária este tipo de ligação somente pode ser realizado caso vc mude as fases e também o neutro, isso porque não é possível compartilhar o neutro de dois circuitos distintos. Caso deseje, vc pode solicitar aqui neste canal e eu posto um desenho de como vc pode fazer isso. Um grande abraço. P. S.: Não tente fazer isso sozinho, contrate um profissional habilitado, pois a sua vida está em risco de morte.

Particular - há 5 anos

R: No um a luz é alimentada com o neutro e na segunda a fase se encontra no neutro e daria curto

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio Vieira da Silva
Fb-Serviços,manunteção Residêncial,predial . (Cidade Ocidental, Goiás) Fb-Serviços,manunteção Residêncial,predial . - há 5 anos

Revendo as imagens vir que o exeplo 01 está passando a mesma fase no retorno então a lâmpada nem acenderia, em outro caso se tornaria um ligacaçao em série. Podendo ae causa um queda de tensao no circuito.

Responder
Fabio Vieira da Silva
Fb-Serviços,manunteção Residêncial,predial . (Cidade Ocidental, Goiás) Fb-Serviços,manunteção Residêncial,predial . - há 5 anos

Desculpas. Vir direito agora kkkk é de fato precisaria só de um acionamento manualmente ou automático que delimitase umas das fases ambas juntas causaria um curto na rede. Desculpa por não ver com clareza a imagem.

Marcos de Moura
Eletricista Eletrotécnico (Santos, São Paulo) Eletricista Eletrotécnico - há 5 anos

No exemplo 1 , a lâmpada acenderá normalmente pelos dois relógios, pois estão série e usando uma SÓ fase. Mas no exemplo dois as fases estão em contato direto quando acionado o interruptor, gerando um curto circuito franco em uma das polaridades da lâmpada.

Responder
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 5 anos

Nada, só um belo curto, duas fase ligadas juntas

Responder
Jonas Washington
JNA - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) JNA - Instalações Elétricas - há 5 anos

Você pode usar um contato auxiliar normalmente fechado e normalmente aberto, um em cada fase. Na manobra do contato, faria um rodízio dos relógios, alternando-os e sem risco de curto.

Ou então, simplesmente usar uma lâmpada 220, alimentada por uma fase de cada relógio.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região