Como ligar uma torneira elétrica?

Preciso ligar uma torneira elétrica, porém o eletrecista que passou a fiação de 220V, há alguns anos, o fez com 2 cabos pretos e um verde (neutro).

Na torneira tem o verde, um azul e um vermelho. Vou ligá-los num conector de porcelana. Se desencontrar o fase ou o outro, tem problema?

Como ligar uma torneira elétrica?

Preciso ligar uma torneira elétrica, porém o eletrecista que passou a fiação de 220V, há alguns anos, o fez com 2 cabos pretos e um verde (neutro).

Na torneira tem o verde, um azul e um vermelho. Vou ligá-los num conector de porcelana. Se desencontrar o fase ou o outro, tem problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Pelo descrito sua torneira é 110V, confira no manual do fabricante...

A disposição;

Marcelo Conceição Santos
Mas Construção&Reformas (Salvador, Bahia) Mas Construção&Reformas - há 5 anos

Olá Betina boa noite!

A primeira coisa que precisa saber é a voltagem da torneira e da sua rede

se a sua rede for 110 você precisa de uma fiação de 6mm e um disjuntor de 40A (sendo que o disjuntor geral tem que se maior)

agora se for 220 precisará de uma fiação de 4mm e um disjuntor de 25A

E não use pulgles e nem tomadas faça uma ligação direta.

passe fita tefon na torneira e deixe a água fria passa por ela antes de ligar, pra não queima a resistência, faça a ligação com os disjuntores desligado e antes de conecta, olhe no manuel as cores dos fios que corresponde fase, neutro e terra.

abração ótimo trabalho!

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Betina, bom dia!

Se a torneira tem um fio verde (terra), um azul (neutro) e outro vermelho (fase), significa que ela é de 127 Volts e não de 220 Volts. Essas cores são tecnicamente falando as padronizadas. Se o eletricista ligou o verde no neutro (é fato ou você está supondo?), e os dois cabos pretos seriam duas fases ou uma fase e o neutro?

Sugestão: contrate um eletricista confiável para conferir e fazer a ligação corretamente.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região