Como ligar um chuveiro de 5500W?

No apartamento tem um disjuntor no quadro de distribuição

ICN: 3 KA

Tensão Máx. de Serviço "c.a": 440 V

Frequência: 50 / 60 Hz

Temperatura Ambiente: -20ºC, +50ºC

Curva de disparo: C

Manobras Mecânicas: > 20.000

Manobras Elétricas: > 4.000

Grau de Proteção: IP 20

Secção de Condutores: 1 a 25mm².

Posição de Montagem: Sem Restrição.

Fixação: Encaixe Perfil DIN 35mm.

O disjuntor geral é de 35A e fiação rígida adequada para 35A. É possível sem trocar fiação. E com esta fiação o que eu consigo em potência de chuveiro?

Como ligar um chuveiro de 5500W?

No apartamento tem um disjuntor no quadro de distribuição

ICN: 3 KA

Tensão Máx. de Serviço "c.a": 440 V

Frequência: 50 / 60 Hz

Temperatura Ambiente: -20ºC, +50ºC

Curva de disparo: C

Manobras Mecânicas: > 20.000

Manobras Elétricas: > 4.000

Grau de Proteção: IP 20

Secção de Condutores: 1 a 25mm².

Posição de Montagem: Sem Restrição.

Fixação: Encaixe Perfil DIN 35mm.

O disjuntor geral é de 35A e fiação rígida adequada para 35A. É possível sem trocar fiação. E com esta fiação o que eu consigo em potência de chuveiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 6 anos

Olá Arézio,

O fabricante do chuveiro recomenda o disjuntor e bitola do fio para instalação, se o chuveiro for novo, essas informações estão na embalagem, se não for, entre no site do fabricante ou entre em contato para obter essas informações. Recomendamos que a instalação seja feita por um profissional para evitar acidentes e/ou problemas futuro.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Responder
IZAC DA CRUZ PEREIRA
Ephraim (Campinas, São Paulo) Ephraim - há 6 anos

Olá, Arézio. As informações mais importantes não foram descritas. Por exemplo qual tensão está sendo aplicada nos condutores de entrada, trata-se de circuito monofásico ou bifásico, qual a carga geral a ser instalada, a isolação dos condutores, 750V ou 1kV...Bem, o fabricante de chuveiros elétrico determina que, dependendo da distância do quadro ao chuveiro o condutor seja de bitola maior por conta da queda de tensão. Portanto, na melhor hipótese, um disjuntor de 25A, poderá proteger o circuito bifásico do chuveiro (25Ax220V=5.500W) condutor 4,0mm² que conduz 32A isolação em PVC70º no método de instalação tipo B1. Espero poder ter contribuído, e nos colocamos a disposição para eventual consulta.

Responder
SP FRANÇA ENGENHARIA
SP França Engenharia e Serviços (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) SP França Engenharia e Serviços - há 6 anos

Ola.

A sua instalação já esta no limite para essa inclusão.

Para um chuveiro de 5500 w vc precisa de um disjuntor de 32A com cabo de 4 mm.

Dependendo do que você ja tem na sua casa, vai ficar sobrecarregada a sua rede.

Seria necessário uma avaliação mais detalhada de tudo que você tem e calcular toda essa demanda com a rede que eta alimentando sua residencia.

Estamos a disposição para este trabalho.

obrigado

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Sim... Com um dijuntor de 35A conseguirá ligar.

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Boa tarde Arézio. Depende da sua demanda junto ao sistema e circuito. Num geral s

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada