Posso ligar uma ducha higiênica elétrica no mesmo circuito do chuveiro?

Gostaria de saber se posso ligar uma ducha higiênica elétrica no mesmo circuito do chuveiro?

Tanto o chuveiro quanto a ducha nunca serão ligados ao mesmo tempo.

Posso ligar uma ducha higiênica elétrica no mesmo circuito do chuveiro?

Gostaria de saber se posso ligar uma ducha higiênica elétrica no mesmo circuito do chuveiro?

Tanto o chuveiro quanto a ducha nunca serão ligados ao mesmo tempo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

28 Respostas

Respostas úteis 3
Wilson m silva
W2 Projetos & Reformas. (Suzano, São Paulo) W2 Projetos & Reformas. - há 2 anos

Bom dia a todos.

Alexandre, existe uma norma chamada NBR 5410 que regulamenta a instalação de circuitos eletricos em geral.

Qualquer profissional de "Eletrica" sabe o que diz esta norma e te responderia o que os amigos acima ja o falaram.

A resposta correta é : NÃO deve instalar a alimentação desta ducha junto com o circuito do chuveiro.

No máximo, desde que o conduite de passagem tenha espaço e oxigenação "boas" vc pode passar a fiação no mesmo conduite,

mas, desde que a bitola do conduite assim o permita.

Tudo isso, sob consulta e acompanhamento de um "Profissional" de elétrica.

Espero que possa ter ajudado ao Sr.

Oswaldo dos Santos
Particular - há 2 anos

Respondendo a pergunta do sr. Alexandre: Tanto o chuveiro quanto a ducha higiênica deverá ter circuitos separados exclusivos

diria também guando for instalar chamar um profissional qualificado e pedir alem disso verificar o quadro de distribuição, fazer o balanceamento dos disjuntores fase 1 e faze 2.

Marcelino Azevedo de Jesus

Boa noite sr Alexandre. A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Nunca.

Tanto o chuveiro como sua ducha higiênica devem ter circuitos exclusivos, com condutores (fase e neutro ou fase e fase) e disjuntores adequados ao consumo de cada um. Também não há como garantir que ambos nunca serão ligados ao mesmo tempo .

João Marcos França Cordeiro de Souza

Poderia usar o mesmo circuito apenas se intertravasse a alimentação de ambos (chuveiro x ducha), para garantir que um só funcionaria com o outro desligado, usando o mesmo circuito, apenas comutando. Mas não seria viável, ficaria muito mais oneroso do que passar um novo circuito com disjuntor independente. Por tanto, não sugiro ligar no circuito do chuveiro, o correto é ligar em um circuito independente ! Abraço

Renato Vitorino de Oliveira
Renato Vitorino de Oliveira
Particular - há 2 anos

fantásticas respostas muito profissionais de preocupação com o usuário cliente, faço a minha seguindo um colega daqui: não é aconselhado, saiba que o chuveiro ele já tem que ser instalado com um circuito único, dependendo da potência desta ducha higiênica, também será aconselhado utilizar em circuito único.

Natanael
N.a Soluções Residenciais. (Alumínio, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 2 anos

Caro Alexandre sou técnico em eletroeletrônica formado pelo Senai e como os companheiros acima sitaram não pode ligar é necessário um circuito tue tomada de uso específico com instalação disjuntor residual e disjuntor dim conforme norma NBR 5410 , parabéns por buscar conhecimento antes de se aventurar a eletricidade é algo muito perigoso. Até mais Abraços.

Odair
Eletricista Autonomo (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletricista Autonomo - há 2 anos

Bom dia.

Não, a fiação que alimenta o chuveiro, por suas particularidades de potência e corrente é de uso específico do chuveiro. Caso execute essa ligação o aparelho funcionará, porém em clara violação das normas técnicas. Poderá ocasionar transtornos e até acidentes graves, motivo pelo qual não é recomendado.

Eduardo Meneguin

Completamente irregular. A norma não permite. As tomadas de uso especifico (como o próprio nome indica) são especificas (exclusivas) para a carga nele instalada e a proteção e cabos são calculados para esta carga. Colocar carga adicional acionará a proteção se esta estiver corretamente dimensionada, se for fazer gambiarra e aumentar a corrente de interrupção do disjuntor é um erro muito grave podendo causar aquecimento na fiação e incêndio. Contrate sempre um profissional da área.

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 2 anos

Sr. Alexandre . Não é recomendável efetuar este tipo de ligação . Equipamentos específicos necessitam de circuitos e proteções especificas para segurança dos usuários , instalações e componentes. Agende uma visita de um profissional eletricista . Espero que tenha sido útil .

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Não é indicado, principalmente pois nunca podemos dizer nunca... e um dia poderá acontecer sem intenção e danificar a fiação de sua casa....

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

R&C Reformas e Construções

Olá

Você deverá fazer o circuito do ducha higiênica independente, verifique a tensão da mesma para criar um circuito que atenda as especificações para não a ver problemas futuros, pois uma instalação inadequada poderá danificar a sua instalação elétrica.

Carlos Ferreira Da Silva

Existem 3 tipos de pontos de consumo em eletricidade: iluminação, tomadas de uso geral (TUG's) e tomadas de uso específico (TUE's). As TUE's são disponibilizadas para equipamentos que embora possam ser removidos, funcionam normalmente, no mesmo local, como chuveiros, aparelhos de ar condicionado, e equipamentos que passem de 1.000 watts.

Portanto, não ligue. Não há garantias que nunca serão ligados simultaneamente. E se acontecer pode ter sérios problemas.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.