Posso ligar forno industrial trifásico em rede bifásica?

Pessoal estou com uma dúvida.

Preciso ligar um forno industrial trifásico em rede bifásica. Na descrição do produto diz que o forno aceita desde 220v até 400v

Mas será que se eu ligar em 220v vai gerar consumos elevados ou algum problema visto que se trata de um forno industrial?

Posso ligar forno industrial trifásico em rede bifásica?

Pessoal estou com uma dúvida.

Preciso ligar um forno industrial trifásico em rede bifásica. Na descrição do produto diz que o forno aceita desde 220v até 400v

Mas será que se eu ligar em 220v vai gerar consumos elevados ou algum problema visto que se trata de um forno industrial?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

37 Respostas

Respostas úteis 2
Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 5 anos

Chame um especialista para fazer este serviço para evitar problemas futuro.

Responder
Adilson Silva
Adilson Instalações Elétricas (Guarujá, São Paulo) Adilson Instalações Elétricas - há 5 anos

Pela foto não esta identificado que é trifasico. Talves esse terceiro pino que vc ve no cabo de alimentação seja o terra. E se for realmente trifasico. Umas das opições seria a mudança na rede ou dimensionar um transformador para ele com um profissional qualificado para não dar problemas futuros.

Responder
Roberto de Godoy

Pode sim é só refazer os fechamentos para monofásico simples, rápido e facil e não dá problema nem um só que vai consumir um pouco a mais de energia

Responder
Carlos Missio
Carlos Eletricista (São José do Rio Preto, São Paulo) Carlos Eletricista - há 5 anos

Bom dia

Pelo que eu vejo na foto enviada, o teu forno tem uma potência de 6,5KW com tensão de entrada de 220V, não está claro se é trifásico ou bifásico, mas, se for bifásico ele terá uma corrente nominal de mais ou menos 29 A(potência dividida pela tensão), aí instale-o com um cabo de 6mm, com disjuntor de proteção de 40A.

Caso ele seja trifásico e o teu padrão de entrada de energia seja bifásico e você não tenha condições de muda-lo, existe no mercado um inversor de frequência que te dá condições de liga-lo trifásico, aí com uma corrente nominal de 17A mais ou menos, podendo instala-lo com cabos 4mm e proteção de 25A,, mas, o correto seria você adequar o teu padrão de entrada.

Abraço

Carlos

Responder
Marcelo Raio
Mb Raio - Reparos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mb Raio - Reparos Elétricos - há 5 anos

Boa noite!

Sempre soube que motores trifásicos são ligados em rede trifásicas, por conta da impedância de carga, equilíbrio.Existe uma solução que seria a utilização de um inversor de frequência, monofásico ou bifásico 220V para alimentar a carga trifásica, no caso, o motor, mas sofrerá perdas de potência, ganho, performance. Na minha opinião, inviável por conta do custo. Sendo assim, a resposta é sim.

Responder
Marcello Seggiaro
Elétrica Segura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Segura - há 5 anos

Prezado, caso o forno em questão seja realmente trifásico e a infraestrutura elétrica onde se deseja que o mesmo seja instalado não apresente compatibilidade com esse tipo de carga, a primeira solução que deve ser analisada diz respeito à formalizar uma solicitação de conexão trifásica para a empresa Distribuidora de energia presente na localidade de interesse. Caso isso se torne inviável, seja pelo prazo oferecido pela referida empresa para esse atendimento, ou, ainda, pela relação custo x benefício que se apresente, outra possível solução - admitindo que o processo de aquecimento do forno em questão seja baseado na utilização de resistências elétricas -, seria refazer as ligações internas que existem entre as resistências de aquecimento, e, entre essas e a entrada de energia. Nesse caso, a seção nominal dos cabos deve ser ajustada para atender níveis superiores de corrente elétrica que se tornarão presentes. Em complemento a isso, ainda haveria provavelmente a necessidade de se estudar a etapa de controle do forno em questão, uma vez que ele deve controlar as resistências para atender algum ajuste de interesse do usuário, tal como temperatura ou tempo de cozimento.

Responder
Ilton Ricardo Pecoraro
Peco Materiais e Serviços (Santo André, São Paulo) Peco Materiais e Serviços - há 5 anos

Depende. Seu forno é de baixo consumo; 6.500W, semelhante a um chuveiro atualmente. Se ele não tiver nenhum motor que seja 3f, e você mudar o fechamento das resistências poderá ligalo em energia bifásica. lembre que o cabo deve ser no minimo de 60mm².

Responder
Claudinei
Neves Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Neves Elétrica - há 5 anos

Analisando a foto, o primeiro passo é conferir exatamente qual é a especificação do aparelho, pois está assinalado com ´x´ nas das especificações. No caso do aparelho ser trifásico, não é possível instalar em rede bifásica. Será necessário a instalação de um transformador compatível com a carga especificada. Outra opção é entrar com solicitação junto à concessionária local solicitando fornecimento trifásico.

Responder
Particular - há 5 anos

R: De jeito nenhum pois a rede não comportará nem com duas fases

A disposição;

Edmar Salgueiro
Particular - há 5 anos

Bom dia em geral os fornos trifásicos não na energia bifásica/os plugues de conexões trifásicos são um pouco diferente em geral para suportar amperagem maior mande uma foto deste plugue fica mais fácil orientar ok

Claudiomiro
Cfs Eletroautmacao (Pindamonhangaba, São Paulo) Cfs Eletroautmacao - há 5 anos

Olá bom dia!

Se o forno gera o aquecimento através de resistências, e o mesmo nao está na garantia é só mudar as configurações de ligação das resistências, mas se as alternativas e não, ainda sim será possível com o uso de uma conversor com entrada monofásica, quanto ao consumo a potência poderá mudar às ligações não forem as certas chegando até queimar o equipamento

Claro Perez
Claro. Reformas, Inrstalações E Manuntenção Elétrica (Cotia, São Paulo) Claro. Reformas, Inrstalações E Manuntenção Elétrica - há 5 anos

Bom dia e obrigado pela atenção. Eu modestamente tenho 41 anos de experiência no setor elétrico.

Sou formado assim que posso fazer o serviço o qualquer outro sem problemas.

Minha formação foi em Cuba então não tenho CREA mas tenho todos os documentos que avaliam o que escrevi. Grato Claro

Claro Perez
Claro. Reformas, Inrstalações E Manuntenção Elétrica (Cotia, São Paulo) Claro. Reformas, Inrstalações E Manuntenção Elétrica - há 5 anos

Prezados e óbvio que não se o sistema e trifásico ou seja três fases e uma terra é impossível que o forno trabalhei em uma rede com duas fases e uma terra. Esse tipo de sistemas não permite o funcionamento do forno. Você pode ligar, inventar agora "NÃO VAI FUNCIONAR". GRATO CLARO

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região