Que produto utilizar para limpeza de fossa séptica?

Boa Noite preciso saber qual produto químico ou Bio eu devo usar na minha fossa séptica , para limpar. Obrigado.

Que produto utilizar para limpeza de fossa séptica?

Boa Noite preciso saber qual produto químico ou Bio eu devo usar na minha fossa séptica , para limpar. Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

BM SANEAMENTO

Fossa séptica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As fossas sépticas (português brasileiro) ou séticas (português europeu) [a] são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas. Todavia, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgotos.

O esgoto in natura deve ser lançado em um tanque ou em uma fossa para que com o menor fluxo da água, a parte sólida possa se depositar, liberando a parte líquida. Uma vez feito isso bactérias anaeróbias agem sobre a parte sólida do esgoto decompondo-o. Esta decomposição é importante pois torna o esgoto residual com menor quantidade de matéria orgânica pois a fossa remove cerca de 40 % da demanda biológica de oxigênio e o mesmo agora pode ser lançado de volta à natureza, com menor prejuízo à mesma.

Devido a possibilidade da presença de organismos patogênicos, a parte sólida deve ser retirada, através de um caminhão limpa-fossas e transportada para um aterro sanitário nas zonas urbanas e enterrada na zonas rurais.

Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbia e somente ocorre a decomposição anaeróbia devido a ausência quase total de oxigênio.

No tratamento primário de esgoto doméstico, sobretudo nas zonas rurais, podem ser utilizadas as fossas sépticas que são unidades nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.

As fossas sépticas são uma estrutura complementar e necessária às moradias, sendo fundamentais no combate a doenças, vermisoses e endemias (como a cólera), pois diminuem o lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo. O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais e de localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Esse tipo de fossa consiste em um tanque enterrado, que recebe os esgotos (dejetos e água servidas), retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente). Mas é preciso que esses efluentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.

As fossas sépticas não devem ficar muito perto das moradias (para evitar mau cheiros) nem muito longe (para evitar tubulações muito longas). A distância recomendada é de cerca de 4 metros.

Elas devem ser construídas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços, cisternas ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo trinta metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento.

O tamanho da fossa séptica depende do número de pessoas da moradia. Ela é dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros de água por pessoa, por dia. Porém sua capacidade nunca deve ser inferior a mil litros. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através das normas NBR 7229 e 13969, estabelece todos os parâmetros que devem ser obedecidos para a construção de fossas sépticas.[1]

Responder
Rogério Pullig

Caro Maxwell,

Na realidade não se deve utilizar nenhum tipo de produto químico para limpeza da Fossa Séptica, oque você precisa é simplesmente retirar o excesso de matéria orgânica, deixando no fundo parte do lodo existente, pois é neste material que se encontram as bactérias anaeróbias que são as responsáveis pelo processo de tratamento do esgoto e são importantes para que o funcionamento normal da fossa não seja prejudicado

Responder
Jean Reis
Stebio (Sorocaba, São Paulo) Stebio - há 7 anos

Depende do estado dela, se tiver muita gordura, deve se utilizar enzimas primeiramente e depois bactérias para realizarem a depuração do material.

Lembrando que a instalação e o dimensionamento devem estar corretos conforme NBR 7229 e 13969.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de fossa séptica na sua região