Como instalar uma luminária?

Prezados, boa tarde! Essa semana fui auxiliar meu cunhado a instalar algumas luminárias no apartamento novo dele. Ao chegar ele informou que havia feito duas instalações já, perguntei como ele fez. Ele ligou um fio da luminária no fio amarelo e o outro no fio verde. Não sou eletricista, não estou dizendo que está errado, até porque está funcionando. Mas eu fiz as instalações ligando um fio da luminária no amarelo e o outro no azul. Enfim, vamos a pergunta. Qual está correto e quais problemas podem ocorrer, por gentileza? Abraço e parabéns a todos!

Como instalar uma luminária?

Prezados, boa tarde! Essa semana fui auxiliar meu cunhado a instalar algumas luminárias no apartamento novo dele. Ao chegar ele informou que havia feito duas instalações já, perguntei como ele fez. Ele ligou um fio da luminária no fio amarelo e o outro no fio verde. Não sou eletricista, não estou dizendo que está errado, até porque está funcionando. Mas eu fiz as instalações ligando um fio da luminária no amarelo e o outro no azul. Enfim, vamos a pergunta. Qual está correto e quais problemas podem ocorrer, por gentileza? Abraço e parabéns a todos!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Edvalson Carvalho de Queiroz

Bom dia

Na Instalação das luminárias use somente os fios azul e amarelo (ou outra cor) o verde no caso só para aterramento. E o fio verde se houver possibilidade de conexão na carcaça, faça-o, caso contrário desconsidere.

Responder
Alvaro Junior Candelario
Infraestrutura Para Automação (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Infraestrutura Para Automação - há 6 anos

Prezado! Por ter o fio verde, provavelmente o imóvel é novo e feito conforme norma NBR 5410. Temos, portanto, um disjuntor IDR (Interruptor diferencial residual) na entrada do quadro elétrico ou em circuitos secundários. Estranho ter funcionado como seu cunhado fez, pois o IDR desarmaria assim que acendesse a lâmpada. Creio que na caixa de teto temos três fios chegando, sendo o amarelo = retorno, azul = neutro e verde = terra. O ideal é aterrar as carcaças de luminárias metálicas, mas como muitas luminárias NÃO são fornecidas com um parafuso adequado para aterramento e outras são plásticas, embutidas, etc., fica difícil! Utilize somente os fios azul e amarelo (ou outra cor). O fio verde se houver possibilidade de conexão na carcaça, faça-o. A norma diz que acima de 2,50m não há a necessidade do uso de DR para a iluminação, por isto muitas luminárias vem sem aterramento.

Responder
Edivaldo  virgulino de lima
Lupus Sistemas Engenharia & Comercio (Mococa, São Paulo) Lupus Sistemas Engenharia & Comercio - há 6 anos

-se as instalações da residencia seguiram o código de cor, o correto será usar o fio azul,certo de que o fio amarelo seja o retorno do interruptor, ok.

-quanto a segunda parte da pergunta, pode ocorrer a diminuição da vida útil da luminária alem de contaminar o aterramento que geralmente é composto por uma fiação da cor verde.

abraço.

Responder
Edmarcio Costa Borges

Prezado, segundo a norma NBR 5410 o fio azul claro é reservado para o condutor neutro e o fio verde é reservado para o condutor de proteção (terra). Se o seu cunhado está utilizando o terra como neutro, ele pode energizar um condutor que não deveria estar energizado, e assim alguns equipamentos que são aterrados na carcaça estarão energizado ao invez de protegido.