Como cuidar de um terrário?

Qual o grau de luminosidade que este terrário exige? A ideia é tê-lo na sala, como elemento decorativo. A terra colocada acima da primeira camada de cascalho precisa estar já úmida? Até que ponto? E quanto à rega? Que quantidade de água e com qual frequência as plantas devem ser regadas?

Como cuidar de um terrário?

Qual o grau de luminosidade que este terrário exige? A ideia é tê-lo na sala, como elemento decorativo. A terra colocada acima da primeira camada de cascalho precisa estar já úmida? Até que ponto? E quanto à rega? Que quantidade de água e com qual frequência as plantas devem ser regadas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Felipe Cano
Flora Vertical (Santos, São Paulo) Flora Vertical - há 6 anos

Bom dia! Celina. Faço terrários decorativos dos mais variados tamanhos e estilos. Vamos lá. As plantas utilizadas para terrários na maioria das vezes são suculentas e cactos. Suculentas gostam de luminosidade abundante ( mais de 4 h) não tolera sol direto. Cactos gostam de luminosidade abundante( mais de 4 h) e tolera sol direto. Prepare a terra que for utilizar para o terrário. 2 partes de terra vegetal, 1 de humus e 2 de areia. Rega deve ser feita a cada 7 a 10 dias. Verificando sempre com o dedo se a terra esta umida, caso esteja, não precisa regar. Coloque água apenas na base da planta. Os terrários não tem furo para escoamento da água. Se colocar demasiado, vai apodrecer as raizes. Os pedriscos em baixo são para o excesso da água e os de cima para manter a superficie do vaso porosa e não acumular água.

Espero ter ajudado!

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Depende das especies.... Verifique junto a empresas de paisagistas pois cada uma tem suas particularidades...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Celina. Vou ter enviar cada passo:

Passo a Passo

1º – Limpe o recipiente com álcool. Coloque uma camada de pedras decorativas no fundo do recipiente de vidro. Esta camada deverá ter entre 3 a 5 cm de espessura. Neste caso foi utilizado pedras decorativas para aquário, mas você também pode utilizar pedras mais naturais.

2º – Coloque uma camada uniforme de areia grossa. A areia, além de decorativa, serve para criar um lugar para drenar a água em excesso.

3º – Espalhe a areia até as laterais do vidro para que fique aparente do lado de fora, como item decorativo.

Terrário

Foto: superziper

4º – Acima da camada de areia faça uma camada de cascalho mais fina do que a de pedras.

5º – Misture o carvão mineral triturado com um pouco do cascalho e espalhe uma fina camada.

6º – Adicione, acima da camada anterior, uma camada de terra preparada para plantas. A espessura dessa camada deverá ser profunda o suficiente para poder colocar plantas com espaço para suas raízes crescerem. A profundidade da camada varia de acordo com o tamanho do recipiente de vidro.

7º – Coloque as plantas no terrário e, utilizando os dedos e as ferramentas, cave um poço pequeno para colocar cada planta. Se a abertura do seu vidro for muito estreita o ideal é plantar primeiramente as plantas menores e depois as maiores. É importante utilizar plantas com tamanho proporcional ao tamanho do terrário para haver um ponto de equilíbrio ecológico.

8º – Agora basta adicionar os elementos decorativos escolhidos. Como sugestão é possível colocar pedras, bolas de gude, conchas, entre outros. Use sua imaginação!

9º – Regue e borrife o terrário com água filtrada.

Manutenção do terrário

O vidro do recipiente mantém a umidade sempre constante, o que facilita a manutenção, então não é necessário regar muito, em média uma vez ao mês é o suficiente. No caso do terrário fechado ao regá-lo, o ciclo da água inicia-se. Se o recipiente estiver muito encharcado de água o vidro pode ficar muito embaçado. Devemos então abri-lo por algumas horas para a água evaporar e em seguida fechá-lo novamente. Se a transpiração não ocorrer (sem gotas de água no vidro) é necessário regar com mais um pouco de água, sem exagerar na quantidade.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Ideia Verde Paisagismo Jardins Criativos Katia Crespo

Olá Celina, o cuidado e a luminosidade com o terrário são muito importantes para o sucesso dessa empreitada. Itens importantes a a serem considerados: onde o terrário ficará, o que depende de vários fatores, entre eles: espécies selecionadas de sombra ou de sol, formato aberto ou fechado, luminosidade do local, camadas de materiais do terrário.

Tudo isso deve ser considerado no momento do planejamento do plantio para se ter sucesso com o terrário. Conte conosco para suas decisões e boa sorte!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de jardineiros na sua região