Quem é responsável pela manutenção no muro de divisa?

Por favor, minha casa foi construída em 1985, e em 1992 ao lado foram construídos alguns sobrados, acontece que minha vizinha me chamou e falou que preciso fazer a manutenção do muro, no caso, do lado deles, pois como nós que construímos e ele está em meu terreno, eu que tenho que arrumar........ o muro do lado deles está bem prejudicado, ate o reboco está caindo, pois o lado deles nunca repintaram, ou fizeram algo, já no meu lado, sempre fizemos manutenção, tanto que do meu lado, tem muita infiltração, pois a construção deles ficou bem mais alta que a nossa, mas mesmo assim cuido e passo produtos... e o pior, a calçada do condomínio, que é colada no muro, está cedendo e prejudicando o muro.

A minha dúvida, quem fica responsável por essa manutenção?

Grata

Quem é responsável pela manutenção no muro de divisa?

Por favor, minha casa foi construída em 1985, e em 1992 ao lado foram construídos alguns sobrados, acontece que minha vizinha me chamou e falou que preciso fazer a manutenção do muro, no caso, do lado deles, pois como nós que construímos e ele está em meu terreno, eu que tenho que arrumar........ o muro do lado deles está bem prejudicado, ate o reboco está caindo, pois o lado deles nunca repintaram, ou fizeram algo, já no meu lado, sempre fizemos manutenção, tanto que do meu lado, tem muita infiltração, pois a construção deles ficou bem mais alta que a nossa, mas mesmo assim cuido e passo produtos... e o pior, a calçada do condomínio, que é colada no muro, está cedendo e prejudicando o muro.

A minha dúvida, quem fica responsável por essa manutenção?

Grata

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Dirceu Magalhães de Sousa
Yn Soluções Elétricas E Prediais (Limeira, São Paulo) Yn Soluções Elétricas E Prediais - há 2 anos

Bom dia, como o muro esta construído no seu terreno e também foi executado por você a responsabilidade da manutenção é totalmente do proprietário.

IMPORTANTE:

Seu vizinho não poderia usar o seu muro sem autorização eles deveriam tem construído um muro paralelo ao existente, pelo seu comentário da a entender que não foi feito isso.

SOLUÇÃO:

Fazer a manutenção e obrigar que eles façam o muro de divisa no terreno deles ou que os vizinhos arquem com os custos da manutenção preventiva, em todo o caso a atitude tomada deve ser documentada.

No caso da calçada, a responsabilidade fica por conta de quem fez a calçada.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: NA verdade seu vizinho deveria ter construido o muro dele e ter colocado rufo.... neste caso é bom senso.... se nem o muro eles fizeram, que faça as manutenções...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 2 anos

boa tarde! bom nesse caso acredito que a manutenção estrutural é de sua responsabilidade porque faz parte de sua propriedade e caso esse muro venha a desabar pode sobrar responsabilidade civil e criminal para você. agora pintura não é de sua responsabilidade. o melhor a se fazer seria chamar um engenheiro para avaliar, porque tem vizinho que é malandro e escora a estrutura dele no muro e causa rachaduras. qualquer duvida pode me chamar!

Rubens de Andrade
Ra Construção Civil Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ra Construção Civil Me - há 2 anos

Boa tarde Rita.

Se vc tem o seu muro e o vizinho tem o muro dele e pelo que eu entendi o muro dele é mais alto que o seu certo.

E se tiver fissuras entre um e o outro é não tiver acabamento correto como rufos de pingadeiras ou rufos de parede bem colocado vcs sempre terão problemas com infiltração. Mas se o muro é seu e o vizinho está reclamando que vc precisa fazer manutenção.

Ele terá que ter um consenso pois usufrui do seu muro. Como diz o companheiro acima " Procure fazer isso tudo documentado, registrado em cartório e se possível com fotos bem expressivas .Ok.

Responder
Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 2 anos

boa noite Acredito que um dialogo com o vizinho é o melhor a se fazer a responsabilidade com a construção e reparos dos muros é dos dois proprietários independentes de estar em um ou outro visto que os dois se beneficia espero ter ajudado a L&C elétrica agradece a pergunta obrigado

Responder
Carlos Augusto Machado Costa

Olá Rita, Tudo bem?

Pelo que entendi vc construiu seu muro antes do vizinho, certo?

E depois ele construiu o dele encostado no seu, só que mais alto, uma pergunta: a parte de cima do muro dele esta rebocada? se resposta for não ele precisa rebocar e se for sim vc precisa colocar um rufo em "L" entre os 2 muros para evitar infiltrações no seu lado.

Quanto a calçada não entendi porque ela está afetando o seu lado.

Se precisar de mais esclarecimentos entre em contados pela plataforma.

Trabalhamos com estes serviços se precisar de um orçamento estamos a disposição

Sugiro que entre em contato com o vizinho e exponha a situação para resolver no diálogo. mas antes mande algumas fotos para mim analisar como está a sua situação neste caso assim vc pode resolver da melhor possível, por esta consulta não te cobrarei. Espero que consiga resolver isso da melhor maneira mas preciso ter uma real noção de problema.

Responder
Construção Brasil
Construção Brasil (Santo André, São Paulo) Construção Brasil - há 2 anos

Boa tarde, tudo bem? Vejo essa questão é muito questão de senso entre os moradores ora precisa entender que cada um fica responsável pela sua residência e demais demarcações. O porém é emtender que o que afeta é a casa de um, não do outro para fazer as manutenções seria melhor quem está com problemas assumir e fazer de forma correta para que não ocorra mais.

Responder
Michelangelo Mendes
Afresco Engenharia (Carapicuíba, São Paulo) Afresco Engenharia - há 2 anos

Boa tarde Rita, tudo bem ?

Falando sobre o aspecto legal que o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º dita, os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação.

Na maioria das vezes, cada um responde por parte da situação, mas existem casos em que a obrigação recai mais sobre um do que sobre o outro e para o seu caso isso pode se aplicar.

Visto que você é a proprietária e construiu dentro de seu lote, você é a responsável pela manutenção e conservação.

Minha sugestão é tentar entrar em um comum acordo com ambos, visto que o seu vizinho também se beneficiou do muro e inclusive fez modificações de acordo como disse. Para esses casos o diálogo é a saída mais fácil