Como testar a tensão de uma lavadora antes de ligá-la?

Olá a todos. Ganhei uma máquina lava e seca, marca LG, modelo WD-1403RDA.

O antigo dono utilizava ela em sua casa, ligada somente em uma régua, onde somente sua cozinha/área é tensão 220v, e no restante do apto e da cidade (Porto Alegre) a tensão é 110v. Vou usar ela em uma cidade que é 220v. O que está me quebrando a cabeça é que na tomada da máquina constam as informações: 15A, 125v. Mas no manual e na página do fabricante esse modelo é 220v.

E agora, o que devo seguir? O modelo ou a tomada? Pois não sei se compro transformador pra usá-la, se corre risco de queimar, se tem como testar a tensão antes de uso? O antigo dono não sabe informar se foi feita alguma mudança/gambiarra no cabo da máquina pois comprou usada, cheguei a cogitar que utilizaram uma tomada e um fio diferente do original. Mas não consigo entender.

Obrigada desde já.

Como testar a tensão de uma lavadora antes de ligá-la?

Olá a todos. Ganhei uma máquina lava e seca, marca LG, modelo WD-1403RDA.

O antigo dono utilizava ela em sua casa, ligada somente em uma régua, onde somente sua cozinha/área é tensão 220v, e no restante do apto e da cidade (Porto Alegre) a tensão é 110v. Vou usar ela em uma cidade que é 220v. O que está me quebrando a cabeça é que na tomada da máquina constam as informações: 15A, 125v. Mas no manual e na página do fabricante esse modelo é 220v.

E agora, o que devo seguir? O modelo ou a tomada? Pois não sei se compro transformador pra usá-la, se corre risco de queimar, se tem como testar a tensão antes de uso? O antigo dono não sabe informar se foi feita alguma mudança/gambiarra no cabo da máquina pois comprou usada, cheguei a cogitar que utilizaram uma tomada e um fio diferente do original. Mas não consigo entender.

Obrigada desde já.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 6 anos

essa informaçao consta na placa de identificaçao do aparelho que fica na parte traseira da maquina la consta a tensao voltagem e outros dados se nao encontrar teste numa tomada 127v se funcionar bem e porque e ela senao coloque na 220v funcionou bem acabou o problema esta e a soluçao nao tem outra

Responder
Clarissa
Particular - há 6 anos

Olá. Agradeço imensamente pelas respostas.

Realmente acabamos ligando ela em tensão 220v e a mesma funcionou perfeitamente. Ainda sigo em dúvidas sobre a tomada, podem ter feito alguma mudança e posto a tomada que aceita as duas tensões (pois olhando bem de perto, após o 125v tem um "~", creio que seria para indicar a outra tensão, de 220-240v).

Obrigada.

Raphael Estavam

Ola td bem .

Quanto a verificação do aparelho em relação a tenção ,existe uma placa de identificação atras do equipamento que indica todas as caracteristicas do equipamento inclusive a tensão a qual o mesmo trabalha.

Agora quanto a tenção da tomada e necessario que seja verificado por um profissional eletricista .

Caso não tenha a voltagem necessaria , e preciso ter acesso ao quadro de distribuição para verificação se existe a possibilidade de ser utilização de um circuito em 220 V para a tomada.

Caso contrario sera necessario a utilização de um trasformador.

Responder
Claudinei Correa de Oliveira

Olá, a CCOElétrica se sente muito honrada poder ajudar. Realmente este tipo de situação vai gerar dúvida, há aí um cruzamento de informações, pode ser que o manual esteja errado e também pode haver um erro na indicação da tomada. Se ligá-la em 220v e a tensão da máquina for 127v, você irá queimá-la instantaneamente, porém se ligá-la em 127v e a tensão da máquina for 220v, a única coisa qua vai acontecer, será um mal funcionamento, lhe dando assim a chance de saber qual a tensão correta. Ou seja, ligue em 127, se funcionar mal, saberá que a tensão é 220v, se funcionar bem: BINGO! Você matou a charada. Ligue na menor tensão sempre que tiver uma dúvida.

Forte abraço

CCOElétrica

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Bom dia. Sobre sua maquina..

a informaçao de potencia que está na tomada referece a penas a tomada. O que vai mandar é a informaçao que está na maquina se o fabricante diz que é 220 voce tem que seguir o fabricante. Troca esse plug de tomada por um de 20A. Boa sorte.

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 6 anos

Vc quer saber em qual tensão sua maquina funciona, na parte traseira da naquina tem uma etiqueta que informa a tensão a corrente, de posse desses dados chame um profissional para verificar a tensão da tomafda onde vc vai liga-la.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Com um multimetro é possivel verificar... neste caso o ideal é 220V pela economia de energia; Se for necessario veja para fazer um "jump" de sua tomada para 220V ao inves de usar um transformador...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região