Por que a marcada da massa acrílica aparece na parede?

Havia trincas nestas marcas de umidade, foram arrumadas e não trincou de novo. O pintor passou massa acrilica e pintou e agora qdo chove fica assim. As marcas são exatamente o desenho de onde passou massa acrilica. Isso acontece mesmo?

Por que a marcada da massa acrílica aparece na parede?

Havia trincas nestas marcas de umidade, foram arrumadas e não trincou de novo. O pintor passou massa acrilica e pintou e agora qdo chove fica assim. As marcas são exatamente o desenho de onde passou massa acrilica. Isso acontece mesmo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 4
Tadeu Bueno

A massa recente (com resina acrílica) ainda não esgotou o processo de secagem e acomodação das moléculas de resina (impermeabilizante) no interior da massa. Ainda há capilaridade que aceita e retém moléculas de água que, na superfície, alteram a reflexão da luz (cor).

Minha hipótese parte do princípio de que esta parede nunca foi impermeabilizada, e com a maturação o processo de absorção e retenção de umidade será igualado, em todas as áreas da parede.Todas as pinturas ou massas sendo acrílica ou PVA tem que passar selador.

Responder
Bruno Galvão Amaral
Território Predial (Belo Horizonte, Minas Gerais) Território Predial - há 6 anos

Prezada Joana,

Vários fatores devem ser observados na execução dos reparos. Um deles é que o pintor deveria impermeabilizar a parede após a aplicação da massa acrílica e antes da pintura, garantindo maior qualidade. Uma hipótese para o que está acontecendo é que a pintura não é impermeabilizada e onde não há massa acrílica, a parede consegue absorver a umidade mais rápido que nos locais onde há a massa acrílica.

Responder
Ennio Ramos de Oliveira Filho

Sra. Joana...

Complementando a resposta do colega Bruno, o efeito visual do tom de cor mais frequentemente não é uma questão de cor (tinta), mais sim da propriedade "permeabilidade" da superfície.

A massa recente (com resina acrílica) ainda não esgotou o processo de secagem e acomodação das moléculas de resina (impermeabilizante) no interior da massa. Ainda há capilaridade que aceita e retém moléculas de água que, na superfície, alteram a reflexão da luz (cor).

Minha hipótese parte do princípio de que esta parede nunca foi impermeabilizada, e com a maturação o processo de absorção e retenção de umidade será igualado, em todas as áreas da parede.

Nos casos em que a umidade vem de dentro (chão), pode ocorrer o mesmo efeito, de baixo para cima.

Zilton de paula

Com certeza a tinta usada é fosca, observe na próxima chuva, no momento que o muro ficar todo molhado você vai observar que ele estará por inteiro na cor que está na região da massa corrida. O que acontece é que a massa corrida acrílica ( que foi usada corretamente ) está retendo a água por mais tempo, o que é natural,ou seja, o resto da parede por simplesmente só ter reboco com certeza seca mais depressa. Não podemos criticar seu pintor porque ele fez o reparo nos locais que estavam com problemas, porque o único meio de não serem vistos os locais com massa acrílica, seria se você tivesse pedido a ele que aplicasse massa corrida em todos os muros, ou se você tivesse pintado os muros com tinta acrílica acetinada ou semi brilho, assim nunca apareceriam as marcas com massa quando chovesse.

Não devemos criticar os colegas, e sim dar uma explicação coerente à cliente.

Abraços,

Zilton de Paula - São Paulo.

Responder
Danielle Cristina Alves
Dn Serviços De Pinturas & Impermeabilizaçao (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Dn Serviços De Pinturas & Impermeabilizaçao - há 6 anos

Para esse tipo de tratamento no muro seria a abertura das trincas,uma colocação de tela nas trincas,após uma aplicação de argamassa junto a tela porque dá um acabamento fino e acaba com a aberturas das trincas e por fim lixar,selar,e aplicar tinta externa acetinado,essa é uma tinta adequada a aréa externa,quando bater chuva automaticamente a água escorre sem danificar o muro.