Massa Cimento

Quantos sacos de cimento de 50kilo preciso para cada metro de areia media?

Massa Cimento

Quantos sacos de cimento de 50kilo preciso para cada metro de areia media?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Manuel Alves Paiva

Boa tarde, falar de concreto, massa para reboco e massa assentamento de tijolos depende muito do dono da obra, como por exemplo vai depender da estrutura que mesmo quer, isso dira que material devemos gastar, e impossivel termos um bom concreto que não seja pautado em um maximo de latas de cimento/areia/brita, intendo que essas proporções não podem ir muito alem de 1/3/4 dependendo do serviço a ser execultado, obg a todos.

Responder
Marcos Carlos dos Santos
Construtora Plan'Ex (Paulínia, São Paulo) Construtora Plan'Ex - há 9 anos

Olá, Wilian! É isto que os nossos eng.º e "peões" recomendam ou usam:

Obrigatoriamente 1 m³ equivale a 57 latas de 20 litros; é só dividir 1 m³ pelo volume cúbico da lata que é 0,0175 m³, isto é, 0,23 * 0,23 * 0,33 m = 57 latas de "DQQQS (sigla para 'Do que quer que seja'; não importa se estamos falando de areia, cimento, terra para aterro, terra vegetal, pedra, pedrisco, pó de pedra, pedras/seixos para jardim, etc.)".

Outros dados:

*Um saco de cimento de 50 kg dá de 2,5 a 3 latas cheias;

*Uma carriola/carrinho rasa dá de 2 a 2,5 latas cheias;

*Uma carriola cheia dá de 3 a 3,5 latas cheias;

*Uma carriola transbordando dá de 4 a 4,5 latas cheias;

Logo, 1 m³ dá 14 carriolas transbordando de "DQQQS";

Entendido isto, agora podemos utilizar os seguintes traços:

*Para chapisco bem reforçado: eu utilizo 1 lata de cimento + 1 lata de areia grossa (mas, para economizar, você pode usar até 4 latas de areia sem o bianco) + algum tipo de impermeabilizante líquido misturado à água (por exemplo: o Bianco);

*Para reboco bem reforçado: um saco de cimento de 50 kg + 2 sacos de cal de 15 kg (ou algum tipo de impermeabilizante líquido misturado à água no lugar do cal) + 4 carriolas rasas de areia fina/lavada (você pode colocar até 7 carriolas transbordando de areia para economizar);

Para assentamento de alvenaria (tijolinho comum, tijolo baiano, bloquetes e/ou blocos de concreto ou cerâmicos): um saco de cimento de 50 kg + um saco de cal de 15 kg (ou algum tipo de impermeabilizante líquido misturado à água no lugar do cal) + 1,5 carriola rasa de areia média + 1 carriola rasa de areia fina/lavada (mas, para economizar, tem gente que utiliza até 3 carriolas transbordando de areia média + até 2 outras de saibro, também chamado de terra de cava ou terra de barranco);

Para um concreto reforçado para lajes, vigas e pilares: um saco de cimento de 50 kg + 2 carriolas cheias de areia grossa + 1,5 carriola de pedrisco (ou 2 carriolas rasas de pedra um);

Observação: No caso de concreto você pode colocar até 4 carriolas transbordando de areia grosas para economizar, mas isto é o que chamamos de concreto magro e que nunca utilizamos;

E, só para esclarecer: Aquilo que você pensou economizar na hora da construção, você certamente gastará o dobro ou triplo deste valor, daqui alguns anos, na hora de reparar ou reformar o serviço!

Indique isto a outro! Na dúvida me contatem!