Massa corrida pva no gesso

Gostaria de saber se posso aplicar massa corrida no gesso direto ,ou devo aplicar algum produto primeiro?

Massa corrida pva no gesso

Gostaria de saber se posso aplicar massa corrida no gesso direto ,ou devo aplicar algum produto primeiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 17
Rogerio campos
RK Pinturas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) RK Pinturas - há 9 anos

boa noite mauro, eu recomendo aplicar o fundo preparador de paredes antes e depois que aplicar a massa corrida, depois de lixar aplique o fundo preparador de paredes antes da tinta para evitar que no futuro a tinta não crie bolhas e solte, recomendo este porque é o melhor no caso de jesso.

Responder
Magno Santos Costa
Destak Color Acabamentos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Destak Color Acabamentos - há 9 anos

Boa tarde Mauro, recomendo sempre fazer uma prévia análise da superfície que será pintada. Sabemos que o gesso tem característica alcalina em sua composição. Por isso, faz-se necessário que o senhor passe uma lixa grossa em toda a superfície criando ranhuras para aumentar a aderência entre os materiais a serem aplicados, neste caso, o mais indicado seria um fundo preparador pois, este produto é menos denso que os demais, assim prenetra mais fundo na superfície. Com isto o resultado terá maior longevidade. Após a secagem, poderá fazer a aplicação da massa corrida.

Responder
Carlos Alberto dos Santos Carmo / Rosivane Vieira Ruivo

Sr Mauro! todos as respostas são boas, a da profissional Valéria deve se levar em conta que é verdade o gesso sem um selante adequado quando em conjunto com a massa PVA ou Acrílica sofrerá uma reação causando manchas amarelas por que o gesso é altamente alcalino e a massa PVA é um composto com emulsão de acetato de polivinila quer confere boa resistência em paredes com reboco mas não com a alta alcalinidade do gesso sendo assim ou usar a tinta exclusivamente para gesso das marcas Suvinil ou Coral ou o fundo preparador para paredes incolor á base de resinas acrílicas altamente penetrante, bom trabalho!

Responder
Gerson almeida ferreira
Gerson Reformas (Carapicuíba, São Paulo) Gerson Reformas - há 9 anos

Sr. Mauro bom dia, O sr. deverá aplicar sempre seladora acrílica, antes de utilizar massa: seja esta massa a base pva, acrílica ou até mesmo textura. caso o sr queira utilizar tinta acrílica poderá também, mas o custo fica mais caro, compença mais utilizar mesmo é seladora acrílica.

Responder
Jussara Arruda Machado

Qualquer superfície de gesso é importante usar fundo preparador para gesso, e tem que passar massa, pois o gesso tem as emendas, se não vai aparecer uma parte mais lisa que a outra e tem que ser no mínimo duas demãos de massa e depois de lixar aplicar tinta para gesso.

Responder
Marcelo Soares Soares
Particular - há 8 anos

Sei lá, com tantas respostas ainda fiquei na dúvida se é necessário ou não aplicar a massa corrida, pois concordo com uma resposta dada aqui, que " o gesso é aplicado para não precisar passar a massa corrida, portanto acho que se tem gesso não precise da massa" !!!

Jefferson rubin Toledo
Toledo Pinturas (Hortolândia, São Paulo) Toledo Pinturas - há 7 anos

Infelismente essa observação não confere, que o gesso é muito mais fino que reboco sim, mas é inevitavel as marcas de desempenadeiras, riscos, etc, que formam na aplicação e é impossivel ser reparadas com gesso e também por secar muito rapido não se deixa manusear para esses tipos de reparos, que ele é mais rapido e econômico sim sem duvidas, se estiver bem aplicado, uma demão de massa corrida bem fina é o suficiente para tampar os poros e risco ocasionados na aplicação do gesso. acredito ter sanado melhor suas duvidas.

Claudio França Vaz
Particular - há 9 anos

RK respondeu com esmero, perfeito resultado, com detalhte de maior durabilidade. Gesso possui natureza quimica que demanda agua, logo, toda agua sera sequestrada, seja da tinta seja do selador, trincas podem ocorrer. ao contrario, com fundo preparador, tera se estabilizado o gesso, com grandes beneficios para a obra. sem surpresas como bolhas ou fissuras.

Fernando Mulinari
Art&Cor Reformas Em Geral (Londrina, Paraná) Art&Cor Reformas Em Geral - há 9 anos

Olá Mauro...

algumas das respostas já não se fazem necessárias, pois já existe nas principais lojas uma tinta exclusiva para ser aplicadas diretamente no gesso, sendo as marcas da Coral/Suvinil, não necessitando de qualquer outro produto para sua aplicação, apenas certifique-se que a superfície do gesso esteja bem acabada, sem ranhuras ou emendas muito marcantes.

Responder
Mary Simone de Oliveira
Particular - há 9 anos

Olá Sr.Mauro, bom dia!

Nós sempre orientamos nossos clientes a passar no caso de tetos, paredes e molduras em gesso tinta para gesso (seguindo as especificações do fabricante para diluição), ela é na cor branca.