A água pode comprometer o OSB?

Banheiro gera vapor gera umidade. A utilização de água não estraga com esse material?

A água pode comprometer o OSB?

Banheiro gera vapor gera umidade. A utilização de água não estraga com esse material?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Wagner Miranda
Particular - há 6 anos

Sim, qualquer tipo de madeira teme água.

A diferença é que alguns materiais estão mais revestidos. Mas com o tempo a umidade ataca o material. Ja fiz ate piso com o OSB e foi satisfatorio.

Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Como muitos colegas colocaram, com a devida proteção o OSB pode ser exposto a umidade - o que significa água de condensação de banho, por exemplo. Não deve ser exposto a chuvas, e mesmo a utilização em uma pia como exposto é mais arriscado.

Importante lembrar que o verniz, como qualquer outro material de acabamento requer manutenção, que significa reaplicação periódica. Isso precisa ser bem avaliado pelo cliente, seja pelo custo de reaplicação como pelo transtorno que isso gera.

Responder
Marcelo Soler
Totus Tuus Sistemas Construtivos E Drywall (Campinas, São Paulo) Totus Tuus Sistemas Construtivos E Drywall - há 6 anos

"a água pode estragar o OSB"? Sim e não...

Deixe-me explicar. o OSB é um aglomerado de madeira tratado termicamente de modo que aumente a sua resistência, para sua utilização em diversas áreas, inclusive em construção civil. No sistema Light Steel Frame ele é de fundamental importância, uma vez que é o primeiro material que é fixado a estrutura metálica, dando "firmeza" á mesma. Logo, ele "é utilizado em áreas úmidas" sem maiores problemas Porém, tanto no LSF como em outros sistemas existe a preocupação de isolar o OSB do contato direto com a água e mesmo com os vapores. Então, caso não se queira ter problemas de apodrecimento e "inchaço" da madeira devido a retenção de água, é necessário que se faça o isolamento ou a impermeabilização do material de acordo com sua utilização que pode ser a aplicação de vernizes ou resinas especiais( resina epoxi translucida ou transparente por exemplo), envolvimento em película hidrofóbica entre outros. Consulte seu Engenheiro ou arquiteto para maiores informações de como preservar sua madeira de acordo com a sua utilização. Abraços e sucesso!

Responder
Marcio pires
Marcio Pires (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Marcio Pires - há 6 anos

Compromete e muito. O osb não é um material nobre, são lascas de madeira prensadas com cola e sem tratamento empenam com o contato com a água ou com a solicitação de esforços. Para não ocorrer o empenamento e deixar como aspecto natural aplique verniz cetol para deck de piscina ou se for pintar aplique com a pistola fundo preparador automotivo antes de qualquer pintura.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Sim.... Deve-se aplicar um impermeabilizante após o tratamento. Primeiro utilize o polisten depois o cetol;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Elisabete

Resp.: O material utilizado diretamente sem proteção sim irá comprometer. Porém se aplicado um produto isolante (Stain) e após um produto novamente isolante e acabamento (Cetol Deck) tem vida útili boa e sem problemas.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Estamos trabalhando com custo promocional junto Habitissimo em R$ 12,00/m². Verifique na seção de promoções. Envie detalhes, desenhos, fotos, aquilo que vc desejar. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

Somos qualificados com CREA e CAU.

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Peter Barbosa Dá Silva
Porcelanato Liquido Barbosa (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Porcelanato Liquido Barbosa - há 6 anos

Boa tarde,sobre o porcelanato liquido, não e não danificar,e também, não tem problema,sobre o vapor, água,por que ela é próprio,pra isso,e também ele não escorregar,por tem um aderência, juntos os produtos usados juntamente pra não é este problema,pela só respeito,o tempo de cura do produto, e se alegra com a imagem,que colocar,

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região