É melhor aterrar só usando terra ou pode misturar com entulho?

Tenho em lote que precisa de aterro , nos fundos tem 80 centímetros de altura. Estou recebendo caçambas com terra e parte em entulho, muitas raízes também. Minha duvida, é melhor aterrar só usando terra ou pode misturar com entulho? Raízes de arvores, madeiras, podem prejudicar no futuro, como trincas, afundamentos de piso?

É melhor aterrar só usando terra ou pode misturar com entulho?

Tenho em lote que precisa de aterro , nos fundos tem 80 centímetros de altura. Estou recebendo caçambas com terra e parte em entulho, muitas raízes também. Minha duvida, é melhor aterrar só usando terra ou pode misturar com entulho? Raízes de arvores, madeiras, podem prejudicar no futuro, como trincas, afundamentos de piso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 10
joel
Grupo Silva Engenharia (Birigüi, São Paulo) Grupo Silva Engenharia - há 5 anos

Boa tarde !

Somente terra ! , entulhos de forma nenhuma.

Para evitar trincas e rachaduras ou danos maiores em sua obra. Contrate um profissional da área da engenharia para avaliar seu terreno, desníveis e solicitando uma sondagem. Verifique se o terreno foi aterrado com cascalho, e se foi com cascalho é necessário que a compactação seja feita em camadas de até 60cm de altura. Muito cuidado com aterros com altura superior a 1,50m de altura. Não compre lotes que tenham sido aterrados com entulho, isto é comprar “gato por lebre”. Para maiores detalhes e economia para seu bolso, contrate o serviço de profissionais qualificados, evite transtornos irremediáveis.

Responder
Nelson Ferrari Filho
Nelson Pedreiro (Indaiatuba, São Paulo) Nelson Pedreiro - há 6 anos

Aterro tem que ser feito com terra para não se arrepender depois madeira e galhos e raízes apodrecem e geramigas gás metano dependendo da quantidade desse material gera gás trinca e os pisos tendem a soltar depois de assentados devido a acumulação de gás embaixo do contra piso e piso

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é somente solo, pois dá a compactação adequada e não terá problemas durante a fundação e eventuais instalações enterradas; Entulhos geram degradação do solo e não permite uma compactação adequada...

A disposição;

Dutra Construções

Boa tarde !

Somente terra ! , entulhos de forma nenhuma.

Para evitar trincas e rachaduras ou danos maiores em sua obra. Contrate um profissional da área da engenharia para avaliar seu terreno, verificando limites de acordo com escritura, desníveis e solicitando uma sondagem. Verifique se o terreno foi aterrado com cascalho, e se foi com cascalho é necessário que a compactação seja feita em camadas de até 60cm de altura. Muito cuidado com aterros com altura superior a 1,50m de altura. Não compre lotes que tenham sido aterrados com entulho, isto é comprar “gato por lebre”. Para maiores detalhes e economia para seu bolso, contrate o serviço de profissionais qualificados, evite transtornos irremediáveis.

Responder
Luciano
S. DOS S. B. Araújo Construções (Promissão, São Paulo) S. DOS S. B. Araújo Construções - há 6 anos

Boa tarde Sr. Rogério

Eu aconselho usar somente terra e também fazer a compactação dos ambientes com uma placa vibratória, pois a mesma vai fazer a compactação por igual.

Espero poder te ajudado com minha resposta, e me coloco a disposição.

Responder
Luiz Francisco
Jl Construção E Reforma (Santos, São Paulo) Jl Construção E Reforma - há 6 anos

Senhor Rogério bom dia ou boa tarde,li sua pergunta,é melhor só aterrar usando cascalho e terra mas tem que compactar bem,para que o solo fique bem firme na hora de fazer o piso,evitando trincas e afundamento,não aconselho misturar raiz,madeira,isopor ou plastico,essas impurezas tem que ser retirado,para que futuramente não tenha dor de cabeça,qualquer duvida estou á disposição. LFMP Construções,Reformas e pequenos consertos

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região