Como solucionar mau cheiro que vem pelo duto de ventilação?

Bom dia!

Há algum tempo eu estava sentindo um cheiro muito ruim nos banheiros do meu apartamento, ambos vinham do duto de ventilação. Os corredores da área comum também começaram a ter mau cheiro. Me incomodava porque pensava que estavam sendo mal limpados e pensei que o duto poderia estar úmido ou com algum problema, enfim... Comecei a desconfiar que fosse do vizinho do térreo porque sempre que passava em frente ao seu apartamento o cheiro era pior, o apartamento de frente ao dele não poderia ser, pois tem ventilação natural. Acontece que esses dias ele estava carregando uns móveis para dentro e a porta estava aberta enquanto eu passava.... Nossa, um cheiro insuportável, de sujeira misturada com mofo, minha colega que estava comigo disse que parecia cheiro de xixi!! Enfim.... não sei o que fazer. O Cheiro vem pelo duto e a área comum também fede. Ainda não falei com a síndica e nem cheguei a perguntar para a vizinha de baixo se ela também sente para que não pareça fofoca. O apartamento em questão é térreo, sei que passa a maior parte do tempo fechado e sem ventilação ou sol porque fica de frente para a rua.... Em que pese se trate de área privativa, gostaria de saber se algo pode ser feito neste caso?? Muito obrigada!

Como solucionar mau cheiro que vem pelo duto de ventilação?

Bom dia!

Há algum tempo eu estava sentindo um cheiro muito ruim nos banheiros do meu apartamento, ambos vinham do duto de ventilação. Os corredores da área comum também começaram a ter mau cheiro. Me incomodava porque pensava que estavam sendo mal limpados e pensei que o duto poderia estar úmido ou com algum problema, enfim... Comecei a desconfiar que fosse do vizinho do térreo porque sempre que passava em frente ao seu apartamento o cheiro era pior, o apartamento de frente ao dele não poderia ser, pois tem ventilação natural. Acontece que esses dias ele estava carregando uns móveis para dentro e a porta estava aberta enquanto eu passava.... Nossa, um cheiro insuportável, de sujeira misturada com mofo, minha colega que estava comigo disse que parecia cheiro de xixi!! Enfim.... não sei o que fazer. O Cheiro vem pelo duto e a área comum também fede. Ainda não falei com a síndica e nem cheguei a perguntar para a vizinha de baixo se ela também sente para que não pareça fofoca. O apartamento em questão é térreo, sei que passa a maior parte do tempo fechado e sem ventilação ou sol porque fica de frente para a rua.... Em que pese se trate de área privativa, gostaria de saber se algo pode ser feito neste caso?? Muito obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Um grande problema encontrado no sistema de esgoto em prédios está na coluna de descida, em alguns imóveis não é instalado um sistema na cobertura do edifício, o que acredito não ser o seu problema.

Ao que me parece o seu problema ocorre por falta de uso do imóvel em questão, pois quando a uma falta de uso por longo tempo o sifão de água do ralo acaba secando e com isso os odores do sistema de esgoto acabam saindo pelos ralos, o melhor à fazer é conversar com o seu vizinho e pedir para colocar um plastico na tampa do ralo e assim solucionar o seu problema.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 6 anos

Prezada Tamires

Toda a tubulação do esgoto deve ser sifonada, isto é, deve conter uma conexão em forma de "S" com água no interior da mesma que impeça a passagem dos gases do esgoto. Por se tratar de prédio, esse duto de ventilação deve terminar no último andar do prédio e não ter abertura pelo caminho. O cheiro vindo do apartamento do vizinho pode até fazer sentido. Precisa ser verificado se há algum ralo sem uso por muito tempo, pois pode estar com o fundo seco e permite a passagem dos gases. Você falou da área comum. Precisa ser analisado quando começou o odor. Pode ser algum ralo de água pluvial (de chuva) que esteja ligado direto no esgoto e ai o mesmo precisa ser substituído por ralo sifonado. Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Precisaria fazer uma limpeza na rede e colocar uma valvula de retenção na saida de cada apto;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de manutenção condomínios na sua região