Qual a melhor cor de porcelanato para utilizar em uma garagem?

Qual a melhor cor de porcelanato para garagem. Qual a diferença entre porcelanato acetinado e esmaltado.

Qual a melhor cor de porcelanato para utilizar em uma garagem?

Qual a melhor cor de porcelanato para garagem. Qual a diferença entre porcelanato acetinado e esmaltado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

BGL Construções e Reformas

Boa tarde, Sra. Marilene.

Apesar de se falar muito sobre os cômodos internos de uma residência, há que se ter atenção também às garagens, principalmente em relação ao piso que será instalado. Dependendo do peso do automóvel, poderão ocorrer danificações no piso, como afundamento, e se o piso for escorregadio, poderá dificultar na hora de estacionar o veículo. Se ocorrer vazamento de óleo, poderá manchar o piso, bem como manchas de borracha e fuligem.

O porcelanato é um material que absorve pouco os líquidos, o que é ótimo. É um material nobre, vendido em grandes placas, sua resistência é bastante alta, o que torna o material um bom piso para ser usado como piso de garagem. Na hora de comprar, especialmente porcelanatos esmaltados, além da procedência e qualidade, é de suma importância verificar sua classificação quanto à resistência da superfície. A marcação que agrupa os materiais em categorias de acordo com a durabilidade diante de situações de abrasão (desgaste) e tráfego é a PEI, sigla para Porcelain Enamel Institute. Quanto maior o número de PEI, mais resistente é o esmalte.

É a qualidade do acabamento esmaltado que define a resistência dos porcelanatos. Esmaltes frágeis acarretam PEI’s mais baixos, enquanto esmaltes resistentes constituem materiais com PEI 5, o nível máximo a que pode chegar esta classificação.

Ao escolher o tipo de piso adequado, deve-se levar em conta a necessidade do espaço e a estética, bem como escolher um que seja antiderrapante e pouco permeável, já que a queda de resíduos dos veículos no solo.

PEI 5: É a melhor opção para ambientes externos, garagens, calçadas, além de ambientes comerciais e locais onde se arrastam com frequência objetos e móveis.

Atenciosamente

BGL Construções e Reformas

2 fotos
Responder
Aricarlo Chaves
A C Arquitetura (João Pessoa, Paraíba) A C Arquitetura - há 6 anos

Bom dia, Marlene.

Uma maneira de se chegar a um consenso, é estabelecer o grau de importância que cada item representa na prática. Segurança, preferência entre materiais, cores, custo/benefício entre outros. Definindo o que seja mais relevante, se fará a escolha mais acertada sem sentimento de culpa. A finalidade de uso somado à segurança, é ponto de partida.

A cor está bastante associada aos elementos do ambiente em si, e com os demais de ambientes da residência. Ligando a cor ao uso, os tons terrosos seriam os mais indicados. No quesito segurança, priorizar os pisos antiderrapantes por entender que o uso também são feitos por pessoas de pouca mobilidade física, mesmo que seja esporádico.

Enfim, essa visão somados ao seu senso crítico, com certeza a escolha lhe caíra em pleno gosto.

Responder
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 6 anos

Marlene, bom dia.

Cor é algo muito pessoal, já tive clientes que optaram por tons de bege, outros por tons de cinza, outros por tons de marrom, bem como aqueles que preferiram o branco.

O ideal é que seja uma cor que te agrade e harmonize com o restante do piso da casa. Sempre indico cores nos tons de bege ou cinza, por esconderem a sujeira.

Atente-se também para o tipo de piso que deve ser anti-derrapante ou natural, uma vez que a garagem pode molhar e ficar facilmente escorregadia.

Qualquer duvida, ficamos a disposição

Responder
Particular - há 6 anos

R: O melhor é o acetinado ou anti derrapante....

A disposição;

Marcio Thadeu Do Nascimento

A cor não é tão importante, o que importa e que fique bonito e do seu gosto, o importante e que seja um material de boa qualidade e resistência, pois como fica em uma garagem, um material de má qualidade não terá uma vida útil longa, aconselho que contrate um Engenheiro ou um Arquiteto para que possa indicar um melhor material para ser usado na sua garagem

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região