Instalar Placas solares

Meu amigo que instalar na casa dele placas solares. Como instalar? é seguro ? qualquer um pode instalar?

Instalar Placas solares

Meu amigo que instalar na casa dele placas solares. Como instalar? é seguro ? qualquer um pode instalar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Marcio Garofalo
Particular - há 9 anos

Placas solares podem ser para energia elétrica ou aquecimento de água.

A instalação elétrica é mais complexa pois depende de conhecimentos em eletricidade.

Placas para aquecimento de água são de instalações mais faceis.

Atentar sempre para a mior incidencia de luz solar.

Boa Sorte!

Paulo Alves
Protecnica Instalação E Manutenção (Sorocaba, São Paulo) Protecnica Instalação E Manutenção - há 9 anos

Qualquer instalação demanda conhecimento tanto a fotovoltaica quanto a de aquecimento solar, portanto necessita-se de um bom instalador para garantir um bom funcionamento e a vida útil do equipamento, sem falar na garantia do equipamento que será perdida caso haja alguma irregularidade na instalação.

Responder
Eduardo Ramirez
Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. - há 9 anos

Olá,

Placa solar para geração de energia (fotovoltaico) pode ser conectada à rede (relógio de medição), ou independente (com bateria). A instalação deve ser feita por profissional habilitado (eletricista), e dependendo da quantidade deve ter um engenheiro responsável (ART).

Para garantir a segurança, além do profissional, deve se atentar a qualidade do material utilizado, principalmente do inversor, que transforma a tensão pra 110/220V.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de painéis solares na sua região