Meu coktoop e forno de embutir ficarão distantes, consigo utilizar (de forma segura) apenas um botijão de gás para ambos?

No projeto da minha cozinha tem uma bancada em "L", onde em uma ponta será instalado o coktoop e na outra o forno de embutir. O botijão ficará a

do lado de fora da casa conforme marquei no desenho. Gostaria de saber se consigo usar o mesmo botijão para ambos equipamentos, se existe uma "norma" ou algo do tipo que permita esse tipo de instalação para que fique escondida (mangueira) dentro da marcenaria, e que não ofereça quaisquer riscos a segurança.

Sei que tenho a opção de utilizar dois butijões, porém me seria mais cômodo utilizar apenas um, pois teria que instalar o segundo dentro do armário, perdendo espaço de armazenamento.

Meu coktoop e forno de embutir ficarão distantes, consigo utilizar (de forma segura) apenas um botijão de gás para ambos?

No projeto da minha cozinha tem uma bancada em "L", onde em uma ponta será instalado o coktoop e na outra o forno de embutir. O botijão ficará a

do lado de fora da casa conforme marquei no desenho. Gostaria de saber se consigo usar o mesmo botijão para ambos equipamentos, se existe uma "norma" ou algo do tipo que permita esse tipo de instalação para que fique escondida (mangueira) dentro da marcenaria, e que não ofereça quaisquer riscos a segurança.

Sei que tenho a opção de utilizar dois butijões, porém me seria mais cômodo utilizar apenas um, pois teria que instalar o segundo dentro do armário, perdendo espaço de armazenamento.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Cassio  Moraes Reis Neto
Kd Projetos (Taubaté, São Paulo) Kd Projetos - há 4 anos

Boa tarde.

Você consegue utilizar de forma segura se executar a instalação conforme a NBR 15526 da ABNT.

Considerações:

- Mangueiras são permitidas apenas até 0,80m; acima disso precisam ser utilizadas tubos e conexões.

- Não são permitidas instalações de botijões dentro de armários.

Conclusão: Faça um abrigo de alvenaria na área externa da casa e faça a rede de gás com tubos e conexões. Você pode utilizar apenas 01 botijão P13 para os dois equipamento, porém vai depender do consumo/hora destes equipamentos. Faça o teste com 01 botijão, se funcionar, ok. Se não funcionar muito bem, você adiciona outro e abre ambos botições simultaneamente para aumentar a Vazão. Obs.: instale os botijões na área externa a no mínimo 7 metros de distância dos equipamentos.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Sim, com mangueira adequada e conexões certificadas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de gás na sua região